Concurso Aeronáutica 2021 – Curso de Formação de Sargentos

Categorias: 2021 - Aeronáutica - Concursos 2021 - Concursos públicos

Certame oferece 314 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 1º de setembro de 2021.



Novo edital de concurso público está disponibilizando mais de 300 vagas efetivas em cargo de relevância.

Assim, já está publicado o texto que anuncia o certame que proverá cargos no órgão da Aeronáutica, destinado ao ingresso em Curso para Formação de Sargentos, com data de início a partir do segundo semestre do próximo ano, 2022. Este processo de seleção tem por meta preencher 314 cargos nessa função, e está voltado aos concorrentes masculinos e femininos, residentes em alguns Estados brasileiros.

Sobre a distribuição dos cargos, segue:

31 postos estão reservados ao cargo de aeronavegante nas seguintes especificações: setor de comunicação, com 22 postos e foto inteligência, como nove cargos. Neste caso, tanto homens quanto mulheres poderão concorrer a vagas.

Os demais 155 postos se destinam a cargos no departamento de não aeronavegantes, entre os seguintes setores: na função de eletricista e instrumental, com 20 vagas; na área de estrutura e de pintura, com 12 postos; na área de meteorologia, para 16 vagas; na área de suprimentos, com 23 postos; na seção de informações aeronáuticas, com 14 vagas; na área de bombeiros, com 14 ocupações; na área de cartografia, seis vagas; setor de desenho, quatro postos; setor de eletromecânica, para 12 vagas; na área de metalurgia, quatro postos e para guarda e segurança, com 30 vagas.



A função de guarda e segurança está exclusivamente destinada aos concorrentes de sexo masculino, nos demais casos homens e mulheres poderão concorrer em igualdade.

Para o cargo na área de controle sobre tráfego aéreo estão sendo disponibilizados 128 cargos, entre homens e mulheres.

Todas as pessoas interessadas deverão apresentar os seguintes requisitos: certificado de conclusão em ensino médio, estar em idade mínima de 18 anos e máxima de 24, antes do fim deste ano. O cargo de terceiro sargento tem vencimento mensal no valor de 3,825 reais.

Sobre o cadastro neste certame da Aeronáutica, seguem as instruções:

O período de cadastro de inscrição inicia no dia nove (9) do mês de agosto e termina no dia primeiro do mês de setembro, 2021. A taxa de cadastro está estipulada em 70 reais. A inscrição deverá ser perpetrada por meio de acesso às seguintes páginas:

  • A — Site do Comando da Aeronáutica, ou COMAER, pelo: http://www.fab.mil.br/eear;
  • B — Site da Escola dos Especialistas em Aeronáutica, ou EEAR, pelo: http://ingresso.eear.aer.mil.br.

Os cadernos de provas objetivas e dissertativas versarão sobre o seguinte conteúdo programático: Em matéria de língua portuguesa; de língua inglesa; em matemática e matéria de física. Estas provas serão ministradas no dia 14 do mês de novembro deste ano. Os municípios de aplicação são os seguintes: Cidade de Belém (Pará); em Alcântara e São Luís (Maranhão); em Recife (Pernambuco); em Natal (Rio Grande do Norte); no Rio de Janeiro (RJ); em Belo Horizonte (Minas Gerais); em São Paulo (SP); em São José dos Campos (SP); cidade de Campo Grande (Mato Grosso do Sul); em Porto Alegre (Rio Grande do Sul); em Santa Maria (Rio Grande do Sul); em Curitiba (Paraná); no Distrito Federal; em Manaus (Amazonas) e na cidade de Porto Velho (Rondônia).

Resumo dos dados essenciais:

Novo certame para cargos no órgão da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira). Estão sendo disponibilizados 314 postos; o valor da taxa de cadastro está em 70 reais; provimento de cargos na função de Sargento; são vagas destinadas às pessoas do sexo masculino e feminino; lotações em vários Estados brasileiros; departamento de exercício dos postos: Forças Armadas. Grau acadêmico exigido: conclusão do Ensino Médio. Estar entre 18 e 24 anos de idade.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *