Concurso Bombeiros AM 2021- Seleção da Comissão Organizadora

Categorias: 2021 - Amazonas - Bombeiros - Concursos 2021 - Concursos públicos

Certame contará com 453 vagas. Edital de abertura deve ser publicado em breve.



Na útlima segunda-feira (19), o governador do Amazonas, Wilson Lima, confirmou a assinatura de um docoumento que forma a comissão de um novo concurso para o Corpo de Bombeiros do Estado do Amazonas (Bombeiros AM). De acordo com as informações veiculadas, os nomes dos membros dessa comissão devem ser divulgados ainda nos próximos dias e acontecerá através de uma publicação feita no diário oficial.

Segundo o que foi divulgado até o presente momento, o objetivo é que o edital de abertura do concurso do Corpo de Bombeiros seja publicado ainda no ano de 2021. Entretanto, ainda existem informações importantes para serem publicadas e elas devem ser veculadas em um futuro próximo.

É possível afirmar que a fala de Wilson Lima acabou com um longo período de espera por parte dos interessados em ingressar na corporação. Nesse sentido, vale pontuar que um novo concurso dos Bombeiros AM é esperado desde o ano de 2017. Na ocasião citada, o então goverador do Amazonas, José Melo, chegou a anunciar que o processo seletivo aconteceria. Entretanto, não chegou a sair do papel.

Atualmente, a oferta de vagas será superior ao que foi comentado pelo antigo governador do estado. De acordo com as informações divulgadas até o presente momento, o novo concurso contará com 453 vagas enquanto em 2017 seriam oferecidos 228 postos. Além disso, Wilson Lima ainda pontuou que 400 alunos serão bombeiros e os outros 53 serão oficiais.



Vale ressaltar que para os alunos que desejam concorrer a uma vaga como bombeiro existem alguns pré-requisitos que precisam ser cumpridos. Assim, é possível citar a necessidade de ter o ensino médio completo. Nesse caso, a remuneração inicial da corporação será de R$ 2.657,28. Sobre os alunos interessados nas vagas de oficiais, vale citar que é necessário possuir curso superior e o salário inicial da corporação é de R$ 7.180,34.

É possível afirmar que o último concurso dos Bombeiros AM aconteceu ainda no ano de 2009. Na ocasião citada, foram ofertados pela corporação 1.239 vagas para postos distintos, tanto de nível médio quanto de nível superior. Em termos de nível médio, as oportunidades eram voltadas para soldados, totalizando 443 vagas, 400 delas para homens e as 43 restantes para as mulheres.

Além disso, também existiram vagas para 3ª sargento auxiliar de saúde, técnico de enfermagem, cabo auxiliar de saúde, auxiliar de consultório dentário, cabo auxiliar de saúde, técnico em raio x, cabo auxiliar de saúde e técnico em gesso.

Em termos de nível superior, as vagas foram para 2º tenente nas áreas médicas, com ênfase em ortopedista, médico clínico, médico pediatra, dentista, farmacêutico, enfermeiro e assistente social. Na ocasião citada, a banca responsável por conduzir o concurso do Corpo de Bombeiros foi a Copec.

É possível afirmar, ainda sobre o concurso anunciado por Wilson Lima, que não se tem muitos detalhes. Isso acontece uma vez que o edital ainda não foi publicado e, portanto, não se sabe ainda como funcionarão as etapas do processo seletivo. Também não foram dados pelo governador do estado do Amazonas maiores detalhes a respeito de questões como a taxa de inscrição para o concurso.

Portanto, para saber mais a respeito é necessário esperar que novas divulgações sejam feitas pelo governo do estado. Mas, devido à promessa de que o edital seria publicado ainda no ano de 2021, é possível afirmar que maiores informações sobre o Concurso do Corpo de Bombeiros do Amazonas não devem demorar a ser veiculadas para o público em geral.

Por fim, é interessante reforçar que as vagas estão disponíveis somente para o estado do Amazonas. Logo, candidatos de outras regiões do país podem se inscrever, mas precisarão residir nesse estado uma vez que forem aprovados no concurso.

Amanda Guimarães Faria



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *