Concurso Bombeiros MT 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Bombeiros - Concursos 2021 - Concursos públicos - Mato Grosso

Edital do Concurso deve ser publicado nos próximos meses.



Mais um concurso de grande importância será realizado ainda nesse segundo semestre de 2021. O edital para o próximo certame dos Bombeiros (MT), ou Corpo de Bombeiros do Estado do Mato Grosso, tem previsão de publicação para os próximos meses desse ano.

A Secretaria do Estado, por meio de nota oficial, confirmou o avanço do trâmite de formação do documento de edital e a prioridade deste concurso, dada a urgência de se preencher cargos nesse setor. O órgão do corpo de Bombeiros terá, portanto, nesse processo de seleção, vantagem diante de outros concursos, para outros órgãos, no decorrer dos próximos meses.

A mesma nota da secretaria daquele Estado explica o seguinte: todo o setor de segurança pública, que abrange também os bombeiros, precisa de mais servidores, mas devido a problemas orçamentários, os concursos estavam encalhados. Agora, depois de encaminhada a solicitação, e autorizado, foram dispensadas as medidas necessárias e o devido crédito para se estruturar o certame a ser realizado no Estado do Mato Grosso. Este é um dos concursos mais aguardados na região, este ano.

Este processo de seleção se destina a prover cargos na função de soldados bombeiros. A exigência é apresentação de um certificado de conclusão em ensino médio; a carteira nacional de habilitação; estar em idades entre 18 e 25 anos e possuir altura mínima de 1,57 metros para as candidatas mulheres e mínima de 1,67 metros em relação aos candidatos homens. O valor inicial dos salários está em 2.812 reais.



Segue um breve histórico sobre o anterior certame para o Corpo de Bombeiros do Mato Grosso:

Realizado no ano de 2013, aquele evento disponibilizou 300 postos efetivos para a função de soldado. A distribuição foi a seguinte: 269 vagas destinadas aos concorrentes homens e 31 vagas destinadas às candidatas mulheres. A função de banca organizadora ficou nas mãos da Funcab. Provavelmente, a mesma instituição regerá o próximo concurso. Aquela seleção foi realizada dentro das seguintes etapas:

A aplicação dos cadernos de provas objetivas; os testes de aferição de aptidão física; análise psíquica; exames médico e odontológico; pesquisa investigativa sobre o histórico social e sobre os documentos de cada concorrente.

O conteúdo programático foi distribuído em 60 questões objetivas:

Em conhecimentos básicos, com 15 perguntas; em conhecimentos gerais, com 15 questões; em conhecimentos específicos, com 30 questões. Foram questões versando em matéria de língua portuguesa; em matéria de História e Geografia do Estado do Mato Grosso; versando em matérias de física; de matemática e em química.

Na área de conhecimentos específicos, as questões versaram sobre as seguintes matérias: Na área de relações interpessoais; na área de fundamentos da ética e fundamentos da filosofia; na área de fundamentos em informática; no setor de gestão pública e de fundamentos da legislação estadual.

Sumarizando as informações essenciais sobre o certame:

Novo concurso público vai prover cargos efetivos no órgão do Corpo de Bombeiros Militar, no Estado do Mato Grosso; este concurso ainda está sendo estruturado, portanto, ainda serão definidos mais detalhes, tais como: a quantidade de postos; datas de inscrição; valor de taxa para cadastro; itinerário de provas, os conteúdos programáticos a serem cobrados; requisitos básicos e a instituição que atuará como banca organizadora.

As vagas se destinam à função de Soldado; o departamento de atuação é o da Segurança Pública; o grau acadêmico exigido é de nível médio de escolaridade. O valor inicial dos salários está em 2.812 reais. A lotação das ocupações é para o Estado do Mato Grosso. Mais atualizações serão publicadas nas próximas semanas.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *