Concurso DPDF 2020

Defensoria Pública do Distrito Federal publica edital de concurso público

Com a finalidade de atender às necessidades do órgão e manter o nível de atendimento e prestação de serviços públicos à capital do país, a Defensoria Pública do Distrito Federal acaba de divulgar o edital de abertura do concurso 2020, para o preenchimento de diversas vagas de nível superior, para o cargo de Analista. O certame, que já se encontra tanto no Diário Oficial da União, quanto na página da banca organizadora (Cebraspe), oferece 60 vagas bem distribuídas, com reservas para candidatos com deficiência e vagas destinadas à candidatos que se declarem negros (nos termos da lei e de acordo com as diretrizes do edital).

As vagas ofertadas foram distribuídas em 13 especialidades distintas, com graduações e exigência de determinadas especializações em algumas delas: Analista de Apoio à Assistência Judiciária – Área: Direito e Legislação (30 vagas ao todo); Administração (8 vagas ao todo); Arquivologia (1); Arquitetura (2); Comunicação Social – Jornalismo (1); Contabilidade (5 vagas ao todo); Economia (1); Engenharia Civil (2); Informática – Banco de Dados (1); Informática – Desenvolvimento de Sistemas (2); : Informática – Redes (3); Psicologia (2); Serviço Social (2).

Para efetuar a inscrição, os candidatos devem acessar o site do Cebraspe (antigo Cespe) e preencher a ficha de inscrição, selecionando cargo pretendido e disponibilizando informações pessoais civis e de contato. Após a realização da inscrição, uma guia de pagamento poderá ser impressa, no valor de R$ 101,87, como taxa de inscrição. Uma atenção especial à data de solicitação de inscrição deve ser dada, visto que o link para essa finalidade só estará disponível a partir do dia 15 de setembro, quando as inscrições terão início, às 10h da manhã, estendendo-se até às 18h do dia 5 de outubro. Muitos candidatos acabam esquecendo-se de marcar a data de início das inscrições e podem, eventualmente, perder esse prazo.

Leia também:  Concurso Core MG 2020 - Banca Organizadora é Definida

Após efetivar a inscrição, os candidatos seguirão o cronograma até a data das provas, objetiva e discursiva, que serão aplicadas no mesmo dia (8 de novembro de 2020). Todo o conteúdo programático pode ser acessado no edital e conta com disciplinas distintas para cada cargo, além de matérias comuns.

As provas do Cebraspe são conhecidas pelo nível de complexidade atribuído principalmente à forma de avaliação, que foge do convencional modelo de múltipla escolha (respostas a-b-c-d). Na maioria dos certames que organiza, como nesse caso, o modelo escolhido é o de julgamento de itens em CERTO ou ERRADO. Nesse sentido, existem especificidades na contagem de pontos que pedem uma atenção especial do candidato ao ler o edital de abertura, recomenda-se, inclusive, que seja feita uma pesquisa prévia de vídeos e matérias explicativas sobre o cálculo feito na correção.

Serão ao todo 120 questões a serem julgadas na prova objetiva, com 3 horas e 30 minutos de duração, no horário da manhã. Já no horário da tarde, a prova discursiva ocorrerá com duração de 3 horas e valerá 50 pontos, consistindo em uma dissertação de no máximo 30 linhas, sobre um tema atual a ser escolhido pelos organizados e três perguntas específicas para cada cargo.

Dentro dos padrões mais elevados, o concurso está à altura do órgão em questão, visto que a Defensoria Pública do Distrito Federal é um órgão que já completa mais de 30 anos de atuação na prestação de assistência jurídica integral e gratuita àqueles que possuem condições para arcar com os altos custos da justiça no nosso país.

Em um momento de incertezas, é importante agarrar as chances de crescimento pessoal e estabilização de carreira, visto que o ano de 2020 tem ensinado à humanidade a importância de se manter o funcionamento de instituições que garantam a ordem e que possibilitem oportunidades como essa.

Leia também:  Concurso CFBio 2018 - Vagas, Inscrições

Para acessar o edital completo, clique AQUI.

Defensoria Pública do DF

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *