Concurso Marinha 2020 – Inscrições Abertas

Certame está com 24 vagas abertas para o Quadro Técnico de Praças da Armada da Marinha.

No final do mês de agosto mais um edital de concurso público foi publicado. O documento abre oficialmente o período de inscrição para o certame promovido pelo órgão da Marinha. São 24 postos destinados ao Quadro Técnico de Praças da Armada, ou QTPA.

Estas vagas estão voltadas para cargos específicos, portanto, alguns requisitos deverão ser preenchidos. Os cargos exigem candidatos do sexo masculino, entre 18 e 25 anos de idades, até o mês de janeiro de 2021, e apresentar certificado de formação técnica e conclusão de nível médio.

Todos os concorrentes selecionados, nomeados e convocados serão conduzidos à fase de treinamentos, no sentido de capacitar os novos servidores para atuação em operações e manutenção de submarinos, como também instalações nucleares.

Sobre o prazo de inscrições e valor da taxa, segue:

Todos os interessados, cujos perfis estejam em conformidade com os requisitos, deverão pagar a taxa de 44 reais. O prazo para preenchimento da ficha cadastral se estenderá até o dia 5 do mês de outubro de 2020. Todo o procedimento deverá ser efetuado pelo site oficial do órgão: www.inscricao.marinha.mil.br.

Sobre os cargos que o edital da Marinha dispõe, segue:

Serão preenchidos postos em duas áreas técnicas: no setor de eletroeletrônica serão disponibilizados11 vagas. O outro lote de vagas será destinado ao setor de mecânica, com 13 postos. A primeira área faz ingressar candidatos que possuam formação nem alguma das seguintes funções: em automação industrial; na área de eletroeletrônica; de eletromecânica; na área de eletrônica; de eletrotécnica ou na de mecatrônica.

O outro setor a ser preenchido na Marinha faz ingressar profissionais munidos de diplomas de algum dos seguintes cursos: na área de manutenção automotiva; de manutenção de máquinas industriais; na área de manutenção em máquinas navais; na área de manutenção de máquinas pesadas; em mecânica; em mecânica de precisão; na área de mecatrônica ou na de refrigeração e climatização.

Leia também:  Concurso Público do TRT-SE 2016-2017

Sobre o itinerário das provas e a composição doas questões, segue:

A primeira etapa está prevista para o dia 19 do mês de dezembro. Todos os concorrentes deverão preencher os cadernos de questões, a prova objetivo que contará com 50 questões de tipo múltipla escolha. Junto da prova objetiva será realizada prova discursiva (redação), que deverá preencher de 20 a 30 linhas.

A segunda etapa abrange o processo de verificação dos dados biográficos de cada candidato, e seus documentos. As demais fases serão as de avaliação sobre a saúde; os necessários testes de aptidão física, fechando com a análise psicológica.

Sobre o processo de formação que dará continuidade ao certame da Marinha, segue:

Assim que as fases de classificação forem concluídas os candidatos aprovados serão conduzidos ao curso de formação de sargentos, que será ministrado por meio do Centro de Instrução Almirante Alexandrino, ou CIAA, no município do Rio de Janeiro. Deste modo, os concorrentes se tornarão aluno e ingressarão como matriculados na função de praça especial. Ao longo do período de formação, todos os novos recrutas estarão em fase de capacitação e terão direito aos seguintes benefícios: o vale alimentação; o uniforme e as demais assistências médica e odontológica; assistência psicológica; a devida social e religiosa. O salário inicial está no valor de 1.414 reais.

Assim que a capacitação e formação estiver completa, todos os militares serão efetivamente nomeados para o posto de Terceiro-Sargento. A partir desse ponto o vencimento sobe para 3.825 reais. Em seguida todos serão encaminhados para o curso de Sub/Especialização em tecnologia de submarino, cuja duração será de 24 semanas.

Por Paulo Henrique dos Santos

Concurso

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *