Concurso Marinha Fuzileiros Navais 2021 – Inscrições

Categorias: 2021 - Concursos públicos - Marinha

O Concurso da Marinha oferta 960 vagas para Soldados Fuzileiros Navais.

Foi divulgado o edital para a admissão às turmas I e II do curso de formação de Soldados Fuzileiros Navais de 2022. O concurso ofertará 960 vagas para variadas Organizações Militares de todo o Brasil.



Sendo assim, se você ficou interessado em uma dessas vagas, confira a seguir mais informações sobre o curso de formação (C-FSD-FN/2022), pré-requisitos para participar do concurso, distribuição de vagas por unidade e região, como se inscrever e quais são as etapas do processo seletivo.

Sobre o Curso de Formação

Com duração de dezessete semanas, o curso de formação de Soldados Fuzileiros Navais será conduzido em duas possíveis localizações: no Centro de Instrução e Adestramento de Brasília (CIAB), localizado em Brasília (DF) e no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), localizado no Rio de Janeiro (RJ).
Após a conclusão do curso, o candidato realizará o estágio inicial, o qual possui duração de doze meses. Entretanto, essa etapa ocorrerá em qualquer parte do território nacional, ou seja, o candidato será designado a servir em alguma Organização Militar (OM) do país.

Sobre os Pré-Requisitos necessários

Será permitido concorrer a uma das vagas do concurso Marinha Soldados Fuzileiros Navais, somente candidatos do sexo masculino que possuam os pré-requisitos a seguir:



– Ensino Médio completo;

– Idade entre 18 anos de idade completos e 22 anos no primeiro dia (01/01/2022) do mês de janeiro de 2022;

– Altura mínima de 1,54 metros e altura máxima de 2,00 metros;

– Entre outros requisitos listados no item 3 do Edital disponibilizado (www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-convocacao-concurso-publico-de-admissao-as-turmas-i-e-ii/2022-do-curso-de-formacao-de-soldados-fuzileiros-navais-299283077).

Sobre a distribuição das vagas

O concurso ofertará um total de 960 vagas, que serão distribuídas de acordo com as seguintes unidades regionais:

– 530 vagas serão destinadas para servir nas Unidades da Marinha do Brasil na cidade Rio de Janeiro (RJ). Dessas vagas, 260 serão para a turma I e 270 para a turma II.

– 15 vagas serão destinadas para servir nas Unidades da Marinha do Brasil na cidade de Brasília (DF). Dessas vagas, 10 serão para a turma I e 5 para a turma II.

– 42 vagas serão destinadas para servir no Grupamento de Fuzileiros Navais na cidade Rio Grande (RS). Dessas vagas, 20 serão para a turma I e 22 para a turma II.

– 114 vagas serão destinadas para servir no Segundo Batalhão de Operações Ribeirinhas na cidade de Belém (PA). Dessas vagas, 68 serão para a turma I e 46 para a turma II.

– 79 vagas serão destinadas para servir no Terceiro Batalhão de Operações Ribeirinhas na cidade Ladário (MS). Dessas vagas, 53 serão para a turma I e 26 para a turma II.

– 98 vagas serão destinadas para servir no Primeiro Batalhão de Operações Ribeirinhas na cidade de Manaus (AM). Dessas vagas, 40 serão para a turma I e 58 para a turma II.

– 35 vagas serão destinadas para servir no Grupamento de Fuzileiros Navais na cidade de Natal (RN). Dessas vagas, 9 serão para a turma I e 26 para a turma II.

– 45 vagas serão destinadas para servir no Grupamento de Fuzileiros Navais na cidade de Salvador (BA). Dessas vagas, 20 serão para a turma I e 25 para a turma II.

– 2 vagas serão destinadas para servir no Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar, na cidade de Iperó (SP). Essas duas vagas serão para a turma II.

Além disso, das 960 vagas ofertadas, 20% serão reservadas para candidatos negros.

Sobre as inscrições

Para se inscrever no concurso Marinha Soldados Fuzileiros Navais, é necessário entrar no Site Oficial da Marinha do Brasil (www.marinha.mil.br/cgcfn), procurar pela parte de Concursos para o CFN e solicitar a participação. As inscrições deverão ser feitas entre os dias 22 de fevereiro e 26 de março do ano 2021.

Além disso, a inscrição tem um custo de R$ 25,00 que deverá ser pago por meio de boleto. E ainda, a isenção da taxa de inscrição será ofertada aos candidatos que fizerem parte de pelo menos um dos requisitos a seguir:

– Doador de medula óssea em entidades que são reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

– Registrado no CadÚnico e com renda mensal per capita dos membros familiares de até meio salário mínimo.

Sobre as Provas e Etapas do Processo Seletivo

O cronograma das provas será disponibilizado em breve. Até lá, confira quais são as etapas desse processo seletivo:

– Exame de Escolaridade: Composto por prova escrita com questões de múltipla escolha.

– Verificação de Dados Biográficos (VDB): Nessa fase, haverá uma análise do histórico de vida do candidato a fim de conferir se ele é coerente com a vaga desejada.

– Inspeção de Saúde: Nessa fase, o candidato realizará procedimentos médicos-periciais e levará exames complementares para serem avaliados pela equipe médica responsável.

– Teste de Aptidão Física de Ingresso (TAF-i): Nessa fase, o candidato será avaliado por meio da realização de uma série de exercícios físicos, a fim de verificar se está apto para o cargo.

– Avaliação Psicológica (AP): Nessa fase, o candidato passará por testes psicológicos a fim de verificar se sua personalidade e perfil condizem com a função desejada.

– Verificação de Documentos (VD): O candidato deverá apresentar os documentos exigidos pelo edital (original e cópia).

– Procedimento de Heteroidentificação: Essa fase é destinada somente para candidatos que se autodeclaram pardos ou negros.

Para conferir mais informações, acesse o Edital desse concurso (www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-convocacao-concurso-publico-de-admissao-as-turmas-i-e-ii/2022-do-curso-de-formacao-de-soldados-fuzileiros-navais-299283077).

Por Larissa Fonseca



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *