Concurso para Professor da SEDF 2021 – Comissão Organizadora é Formada

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Distrito Federal - SEDF

Edital deve ser publicado no segundo semestre de 2021.



Um novo concurso público de grande importância está próximo de ser realizado, e já conta com uma comissão que vai definir os passos final para publicação do texto de edital. O próximo certame vai prover cargos na SEDF, ou órgão da Secretaria Estadual de Educação no Distrito Federal. As ocupações são para professores substitutos, ou seja, contratos temporários. Este processo de seleção ficou encalhado no ano passado, por conta das restrições pandêmicas, mas foi autorizado novamente a partir do dia 28 do último mês de junho, sendo-lhe instituída nova comissão organizadora.

Recentemente, mais atualizações sobre os membros da comissão que rege a bancada foi anunciada, em publicação especial do diário oficial, no dia 29 de julho. Entretanto, a quantidade de postos a ser disponibilizada, bem como as disciplinas de ensino a serem ocupadas; datas de provas, valor dos vencimentos mensais, entre outros detalhes do edital, deverão ser anunciados nos próximos dias. O documento de edital será publicado nesse primeiro trimestre do segundo semestre de 2021.

Como foi citado acima, no ano passado, 2020, este processo de seleção foi suspenso, em seus preparativos, por conta dos decretos restritivos de modo a se evitar aglomerações, dado ainda que o processo de vacinação estava caminhando a passos lentos, devido às dificuldades de se produzir imunizantes em pouco tempo, o que fez as regras de restrição se tornarem mais intensas. Deste modo, todo tipo de evento público foi cancelado temporariamente.

Mesmo assim, ainda no ano passado, este certame estava com banca organizadora já determinada, na ocasião, o Instituto Quadrix. Para que o trâmite seja mais acelerado e eficiente, muito provavelmente esta instituição será mantida como a banca, já que o acordo foi estabelecido e pode ser retomado sem maiores problemas.



Como foi explicado acima, este concurso vai prover cargos de professores substitutos, com contratações de tipo temporárias para o próximo ano letivo, 2022. A vantagem é que existe chances de prorrogação destes mesmos contratos por até mais um ano, ou seja, para 2023. Para quem reside em Brasília, tem formação pedagógica e licenciatura, e precisa se recolocar no mercado, nada mais vantajoso.

Para orientar os futuros concorrentes no SEDF, segue um breve histórico do anterior concurso para professor substituto.

Naquele evento, ocorrido no ano de 2018 e promovido pelo mesmo órgão, foram estabelecidos contratos temporários para cargos de professores. Tendo como banca organizadora o Instituto Quadrix, inicialmente aquele processo de seleção apenas formou cadastro reserva de pessoas, mas, seguindo o prazo de validade, contratou todos os cidadãos selecionados e nomeados.

O conteúdo programático que preencheu os cadernos de provas objetivas contemplou as seguintes disciplinas: matéria versando em língua portuguesa; matéria na área de legislação; conhecimentos gerais sobre as atualidades; noções sobre as bases legais; matéria versando em temas da história da educação nacional e educação distrital; noções em temas educacionais fundamentais e seus fundamentos pedagógicos; questões versando em conhecimentos específicos sobre a área de atuação optada por cada concorrente.

Sumário das informações essenciais:

Novo certame vai prover vagas no órgão da Secretaria Estadual de Educação da Capital Federal; são cargo de professores substitutos, contratações temporárias; quantidade de postos, datas de prova, período de inscrição, valor da taxa de cadastro, conteúdo programático, entre outros detalhes do itinerário ainda serão divulgados, na próxima atualização.

Departamento de atuação: setor educacional. Grau de escolaridade exigido: graduação universitária no setor de humanas, pedagógico ou licenciaturas. Lotação dos postos na Capital Federal (Brasília). É importante estar atento às próximas atualizações.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *