Concurso para Soldado da PM CE 2021 – Vagas, Salários e Inscrição

Categorias: 2021 - Ceará - Concursos 2021 - Concursos públicos - Polícia Militar

Inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de setembro de 2021.



Mais um edital de grande concurso público acaba de ser oficialmente publicado, nesse início de mês de agosto. Trata-se do certame promovido pelos gestores do órgão da PM (CE), ou Polícia Militar do Estado do Ceará.

Este texto de edital tem por meta fazer preencher em torno de 2.000 postos efetivos para cargos de soldado. O período de cadastro das inscrições inicia no dia 16 deste mês de agosto.

Requisitos básicos: estão aptos a concorrer os cidadãos homens e mulheres, que possuam certificado de conclusão em nível médio de escolaridade; portar a CNH, ou Carteira Nacional de Habilitação, e categoria B, que estejam em idades entre 18 e 29 anos.

O critério de distribuição dos cargos seguirá a seguinte política:

Serão 1.700 postos para os candidatos homens, sendo 340 vagas reservadas aos concorrentes autodeclarados afrodescendentes;



Serão 300 postos para as candidatas mulheres, sendo 60 vagas reservadas às candidatas autodeclaradas afrodescendentes.

A efetivação nas funções se dará por meio do curso de formação dos cadetes, o qual terá duração oficial de sete meses, ao longo dos quais os novos servidores militares terão direito a vencimentos no valor de 2.126 reais. Concluído o curso e a graduação, as remunerações serão elevadas ao valor de 4.192 reais.

Saiba como se inscrever nesse certame: todas as pessoas interessadas, residentes no estado do Ceará e com perfis condizentes aos requisitos, poderão participar. O período de cadastro de inscrição inicia no dia 16 deste mês e segue em aberto até o dia 15 do mês de setembro, e deverão ser realizadas por meio de acesso ao site oficial da instituição que atua como banca organizadora: https://conhecimento.fgv.br/. A taxa de inscrição está estipulada no valor de 120 reais.

A instituição contratada para reger esse concurso foi a FGV, ou Fundação Getúlio Vargas. Todos os futuros concorrentes que estiverem com dúvidas poderão recorrer aos atendentes da instituição, para sua solução, acessando esses serviços de atendimento pelos canais de comunicação que seguem: o número de telefone: 0800 283 4628 e (ou) encaminhando mensagem ao e-mail corporativo: concursopmce21@fgv.br.

Sobre o itinerário das provas e matéria de estudo, segue:

Os cadernos de provas deste certame serão aplicados no dia sete (7) do mês de novembro, 2021. O bloco que compõe a prova objetiva conterá em torno de 80 questões de tipo múltipla escolha. O tempo para resolução dos exercícios das provas será de exatamente quatro horas. O conteúdo programático versará sobre as seguintes matérias:

Em língua portuguesa; em matéria de raciocínio lógico; em matéria de história do estado do Ceará; conhecimentos sobre atualidades; em conhecimentos sobre a administração pública; em matéria de ética no setor de serviço público; em matéria de segurança pública; em noções sobre a área de criminologia e em noções sobre Direito.

A segunda fase do certame será a de provas dissertativas, redação; encaminhamento de candidatos para o já citado curso de formação dos futuros soldados. Esta etapa será composta pelos seguintes passos:

Inicia pelo exame de aferição da saúde; segue com a avaliação psíquica; os testes de aferição da aptidão física; investigação sobre o histórico social de cada concorrente.

Este processo de seleção será oficialmente válido por um período de 24 meses, a partir do ato de homologação de seu resultado definitivo. Este mesmo período de validade tem chances de ser prorrogado por até mais 24 meses (dois anos), conforme o critério, as vagas disponíveis e as necessidades do próprio órgão da Polícia Militar cearense, de acordo com o que está estabelecido no mesmo edital.

Resumo das informações essenciais:

Novo certame para cargos na PM (CE), ou órgão da Polícia Militar do Estado do Ceará. São mais 2000 postos efetivos. O valor da taxa de inscrição está em 120 reais. Cargo a ser preenchido: soldado; setor de atuação: setor de Segurança Pública. Grau de escolaridade mínima: nível médio. Lotação dos postos no Estado do Ceará.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *