Concurso PC-SE 2021 – Banca Organizadora é Escolhida

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Polícia Civil - Sergipe

Seleção irá selecionar profissionais para os cargos de Agente Policial e Escrivão da Polícia.



Os concursos não param de ser abertos nesse segundo trimestre de 2021, driblando a crise de pandemia e a crise empregatícia, novas oportunidades estão sendo ofertadas aos cidadãos.

O próximo certame vai prover cargos efetivos na PC/SE, ou órgão da Polícia Civil do Estado de Sergipe. O processo de seleção foi solicitado e autorizado no segundo semestre do ano passado, 2020, por meio de ato do governo daquele Estado, e está com edital pronto para ser publicado. O passo final foi o contrato firmado com a instituição que atuará como banca organizadora, papel que caberá ao Cebraspe, que foi determinado por meio da chamada dispensa de licitação.

Sobre a distribuição dos postos neste concurso, segue:

No total serão disponibilizados em torno de 60 postos, dos quais 50 destinados a cargos na função de agente policial, ficando os demais 10 postos para a função de escrivão da polícia. Para ingressar nestas duas carreiras o requisito é de graduação em nível superior. Portanto, as pessoas interessadas deverão estar bem atentas aos detalhes do edital, quando for publicado. O valor inicial dos vencimentos está em 4.500 reais. Ainda é necessário aguardar por mais atualizações.

Os membros que formam a comissão organizadora são servidores do Estado, sendo presidida pelo representante do setor da Secretaria de Estado da Administração, como também dos servidores que representam outros departamentos, incluindo: a Secretaria Estadual para Segurança Pública e os servidores representantes do setor da Procuradoria Geral do Estado. Esse time segue em seus trabalhos para colocar o concurso, o quanto antes, em andamento. Este é um dos processos de seleção mais aguardados no Estado de Sergipe, dado que a crise de pandemia atrasou o processo no ano passado. Porém, a urgência e demanda dos cargos vagos exige que o edital seja publicado o quanto antes.



Para melhor orientar os futuros concorrentes, segue abaixo um breve resumo do histórico do anterior concurso para cargos na PC/SE:

O certame anterior que proveu cargos na Polícia Civil do Estado de Sergipe foi realizado no ano de 2018. Naquele evento foram disponibilizados 10 postos para cargos na função de delegado de polícia em caráter substituto. Aquele concurso contou, como banca organizadora, com o instituto Cespe (UnB), o atual Cebraspe, que constitui o Centro Brasileiro para Pesquisa e para Avaliação e Seleção e na Promoção dos Eventos, operando como uma das mais importantes Organizações Sociais no Brasil.

O padrão de provas objetivas elaborado pelo Cebraspe segue o clássico Método Cespe, por meio do qual as questões são inseridas em perguntas que exigem certo ou errado, resultando em anulação das questões certas por meio das erradas. A norma fundamental, em relação a cada pergunta, é a de que o concorrente ganha um ponto para cada questão corretamente preenchida; perdendo um ponto para cada questão incorretamente preenchida.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo certame para cargos na Polícia Civil do Estado de Sergipe; o contrato com a banca organizadora já está firmado, e o documento de edital deve ser publicado nas próximas semanas; serão ofertados 60 postos para cargos na função de agente policial e na função de escrivão; a exigência para ingresso nas vagas é de graduação em nível superior; o setor de atuação é o de Segurança Pública; o salário inicial está no valor de 4.500 reais; a banca organizadora será o instituto Cebraspe. Os postos serão lotados no Estado de Sergipe. É necessário aguardar por mais atualizações nos próximos dias, dado que o edital de abertura será publicado em breve.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *