Concurso PM-AM 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Amazonas - Concursos 2021 - Concursos públicos - PM - Polícia - Polícia Militar

Governador do Amazonas confirma edital até o mês de outubro de 2021.



Mais um concurso de grande importância está próximo de acontecer, na região norte do território nacional. Em nova publicação do Diário Oficial da União, um dos próximos concursos a serem realizados é o que proverá cargos na PM-AM, ou órgão da Polícia Militar do Estado do Amazonas. Segundo a mesma edição, este certame está previsto para outubro, com edital de abertura já no início do próximo mês.

A autorização da solicitação do concurso foi anunciada pela secretaria do governo daquele Estado, no início deste mês de setembro. Segundo a mesma nota da secretaria, a comissão que rege a estruturação do edital já está formada e os passos finais estão sendo dados para a determinação e contratação da instituição que atuará como banca organizadora. O documento de edital deverá estar pronto para ser publicado até o fim deste mês. Portanto, ainda é necessário aguardar por mais atualizações.

O que pode ser adiantado dos detalhes deste processo de seleção é o seguinte: está prevista a disponibilização de 1.350 postos, cuja distribuição se dará conforme o seguinte critério: 1.000 postos voltados à função de soldados e 350 destinados aos alunos para formação de oficiais.

Para o caso dos candidatos que ingressarão como alunos para soldados, o requisito básico é a posse de certificado de conclusão em nível médio. A remuneração inicial está no valor de 2.657 reais; no caso dos candidatos que ingressarão como alunos para oficiais o requisito mínimo é de graduação universitária. A remuneração inicial está no valor de 7.180 reais.



Requisitos gerais: junto dos citados graus acadêmicos, todos os concorrentes deverão, obrigatoriamente, estar em idades entre 18 e 28 anos; possuir altura mínima de 1,65 metros, em relação aos concorrentes masculinos, e 1,60 metros para as candidatas femininas.

Até o momento estas são as atualizações e informações já confirmadas para a realização do próximo certame. Até o fim deste mês o documento de edital estará pronto e devidamente publicado.

Abaixo segue um histórico sumarizado do processo seletivo anterior, para os mesmos cargos, na Polícia Militar do Estado do Amazonas:

Realizado no ano de 2011, aquele processo de seleção contou com a abertura de 2.473 postos efetivos, dos quais 2.000 voltados para a função de soldado; 29 postos destinados à categoria de praça especialista; 39 postos destinados à categoria de oficial da saúde e as demais 405 vagas foram reservadas à categoria de oficial combatente. Todos com as mesmas exigências em termos de escolaridade e estatura para homens e mulheres.

Aquele concurso teve por banca organizadora a Fundação Instituto Superior de Administração, ou Isae. As provas foram ministradas nas seguintes cidades: em Barcelos; em Boca do Acre; na cidade de Coari; cidade de Eirunepé; em Humaitá; em Itacoatiara; município de Lábrea; na Capital Manaus; em Manacapuru; na cidade de Parintins; na cidade de São Gabriel da Cachoeira; em Tabatinga e em Tefé. É provável que o próximo certame seja estruturado nos mesmos parâmetros que o anterior, realizado há dez anos. Existe a probabilidade até de a mesma instituição ser contratada como banca, bem como o conteúdo programático ser o mesmo.

Resumo das informações essenciais:

Novo concurso para cargos no órgão da Polícia Militar do Estado do Amazonas; serão ocupados 1.350 postos; valor da taxa de cadastro, período de inscrição, conteúdo programático, datas das provas e demais detalhes serão divulgados em breve; postos: Soldado e Oficial; departamento de atuação: setor de Segurança Pública; graus acadêmicos exigidos: nível médio, técnico e universitário; lotações dos postos em cidades do Estado amazonense.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *