Concurso PM MG 2021 – Inscrições Abertas

Categorias: 2021 - Concursos públicos - Minas Gerais - Polícia Militar

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais está com 120 vagas abertas em seu Concurso Público 2021.



Mais um concurso de grande proporção está aberto. O período de cadastro de inscrição, para o certame que proverá cargos no órgão da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, está aberto. O prazo iniciou no último dia 12 deste mês de julho segue aberto até o dia 12 do mês de agosto, 2021. O valor da taxa de cadastro está em 200 reais.

Este processo de seleção está disponibilizando 120 postos efetivos para concorrentes que possuam graduação universitária na área de Direito. O cargo a ser preenchido é o de Oficial.

A distribuição das ocupações seguirá o seguinte critério:

Serão 108 postos voltados aos candidatos homens e 12 vagas para as candidatas mulheres. O valor inicial da remuneração está em R$ 6.519. O tempo semanal de expediente é regulamentado por meio da Lei Complementar nº 127, dentro da Resolução de nº 4.285, de 2013. No texto do edital, todos os detalhes nesse quesito estão registrados.



Cada aspirante cadete, ao longo do tempo de formação de competências, terá direito ao vencimento base, abono fardamento; assistência médica; assistência psicológica e odontológica, dentro da lei vigente.

Aplicação das provas objetivas e dissertativa: o caderno prova objetiva e o de prova discursiva serão ministrados em modalidade classificatória e eliminatória, com data de aplicação em 12 de setembro deste mesmo ano. Os municípios de resolução dos exames serão os seguintes:

Na capital Belo Horizonte; na cidade de Juiz de Fora; em Uberaba; cidade de Lavras; em Divinópolis; distrito de Governador Valadares; em Uberlândia; cidade de Patos de Minas; em Montes Claros; em Ipatinga; distrito de Barbacena; em Curvelo; na cidade de Teófilo Otoni; em Unaí; na cidade de Pouso Alegre; em Poços de Caldas e na região de Sete Lagoas.

Cada concorrente deverá definir, no ato de inscrição, a cidade onde participará das provas.

O caderno conterá 40 questões em múltipla escolha. O conteúdo programático consistirá no seguinte:

Matéria de Língua Portuguesa; em Direito Constitucional; noções de Direito Penal Militar; matéria de Direito Penal; em Direito Processual e Penal Militar; em matéria de Direito Processual Penal; em Direito Administrativo; matéria de Legislação Extravagante; em Direitos Humanos e noções de Legislação Institucional.

O caderno de prova discursiva consistirá em espaço para a confecção de redação versando sobre um tema, que ainda será definido, devendo conter até 30 linhas no máximo, ou 120 palavras, no valor de 100 pontos, que serão distribuídos conforme o seguinte critério:

20 pontos na ortografia; 20 para o desenvolvimento morfossintático; para na colocação de pontos e 40 pela qualidade de conteúdo.

Os testes seguintes serão: análise psicológica; exames de capacidade física, para atividades militares e exames de aferição da saúde; exame toxicológico.

A etapa da prova oral, somente em caráter eliminatório, terá pontuação máxima em escala 100, e será ministrada na cidade de Belo Horizonte. O conteúdo abrangerá as seguintes matérias:

Em Direito Constitucional; em Direito Penal Comum e Direito Militar; em Direito Processual e Penal Comum e Direito Militar; matéria de Direito Administrativo.

A fase final de análise dos títulos:

O teste de títulos será realizado em modalidade classificatória, com valor de 10 pontos, e seguirá o seguinte critério:

Diploma de formação universitária na área jurídica, com reconhecimento oficial do Sistema Federal ou Sistema Estadual de Ensino, com exceção de certificado de Bacharelado na área de Direito, o qual será requisito para ingresso em carreira, com um ponto.

Com graduação especial latu sensu, ganha dois pontos; de Mestrado ganha três pontos e diploma de Doutorado ganha quatro pontos. O grau de formação garante o grau de carreira.

Por Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *