Concurso PM-PR Policial e Bombeiro 2020 – inscrições reabertas

Vagas reabertas para policiais militares e bombeiros, no Paraná

Novo concurso público vai prover mais de duas mil vagas, no sul do Brasil.

Este é o certame para provimento de cargos no departamento de Polícia Militar do Estado do Paraná, a PM/PR, que está disponibilizando em torno de 2,4 mil novos postos para as funções de policiais e de bombeiros, cujo período de inscrição foi reaberto no dia 4 de agosto de 2020.

O novo prazo de cadastro de inscrição se estenderá até o dia 2 do mês de setembro de 2020, por meio da internet, via site oficial da banca organizadora do processo seletivo, no caso, o Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Estado do Paraná. O valor da taxa de inscrição está estipulado em 100 reais.

Este certame passa por reabertura depois de efetuada alteração no documento de edital inicial, que estabelecia alguns critérios mais rigorosos de seleção, prevendo a desclassificação de todo e qualquer candidato que apresentasse deformidades nas orelhas, resultantes do uso de alargadores, ou que possuíssem tatuagens muito visíveis, apesar da farda de treinamento.

Todas as pessoas que já cadastraram inscrição não terão obrigação de novo cadastro, conforme o edital atualizado. Este segundo edital apresenta a disponibilização de dois mil postos para a função de soldado policial militar e mais 400 postos para cargo de bombeiro militar. Neste mesmo certame estão reservados em torno de 10% de postos para os autodeclarados afrodescendentes.

Requisitos: para estar apto a participar, todo cidadão interessado deverá estar em idade máxima de 30 anos; possuir certificado de conclusão de ensino médio. Estes são os requisitos básicos.

Todos os candidatos selecionados terão direito à bolsa-auxílio no valor de 1,9 mil reais, ao longo do curso de formação dos praças. Assim que o curso for concluído, e os soldados estiverem formados, todos serão efetivados e o salário passa para o valor de 4,2 mil reais.

O corpo dos policiais e bombeiros desta seleção será encaminhado, de forma distributiva, para os diversos batalhões existentes no Estado do Paraná.

Sobre as alterações no edital, seguem as informações:

Depois da solicitação do Ministério Público do Paraná, o documento passou a atuar sob nova redação, permitindo, desta feita, que os candidatos portadores de tatuagens possam participar do processo, por não representarem risco de qualquer natureza. Este mesmo texto também dá permissão aos futuros candidatos que apresentem as deformidades nas orelhas, porém, desde que se submetam à cirurgia de correção do lóbulo da orelha, e que este local já esteja cicatrizado no dia dos testes de avaliação física.

Sobre as provas:

A aplicação dos cadernos de provas deste certame foi adiada em decorrência da pandemia de COVID-19. Portanto, ainda é necessário esperar para atualização das datas de realização dos exames. O prazo de inscrição já está atualizado, conforme explicado acima. O novo edital explica que a data de provas será divulgada com 30 dias de antecedência.

Relação de postos:

Para a Policial militar: na cidade de Curitiba serão 890 vagas; no município de Londrina serão 270 vagas; no município de Maringá serão 290 vagas; na cidade de Ponta Grossa serão 305 vagas e na cidade de Cascavel serão 245 vagas.

Para Bombeiro militar: cidade de Curitiba, serão 100 postos; para a cidade de Londrina serão 200 postos e para a cidade de Cascavel serão 100 postos.

Fases do processo:

Este certame se dará em duas etapas distintas. Inicia com a aplicação do caderno de prova versando sobre conhecimentos gerais, contendo 60 questões objetivas, além da prova de redação.

A segunda fase será a das Provas de Habilidades Específicas, para execução dos exames de Capacidade Física, de Sanidade Física, a Avaliação Psicológica e a necessária Investigação Social.

Leia também:  Concurso Bombeiros PB 2017 - Edital para o Curso de Formação de Oficiais

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *