Concurso TCE AM 2021 – Banca Organizadora é Definida

Categorias: 2021 - Amazonas - Concursos 2021 - Concursos públicos - TCE

Seleção oferece 40 vagas. Edital de abertura deve ser publicado em breve.



O próximo concurso na região norte do Brasil está prestes a ser iniciando, ainda nesse primeiro semestre de 2021.

Trata-se da vindoura publicação do documento de edital para o certame que proverá cargos no TCE/AM, ou Tribunal de Contas do Estado do Amazonas. O passo definitivo para esta publicação foi dado, tal como foi anunciado no diário oficial local, que torna conhecido de todos interessados a assinatura de contrato com a instituição que atuará como banca organizadora, no caso, a Fundação Getúlio Vargas, FGV. O conteúdo do documento de edital explica que esse contrato será válido por 24 meses, ou seja, até o início do ano de 2023. Deste modo, o próximo passo será a publicação definitiva do edital de abertura. Todas as pessoas interessadas deverão estar atentas às próximas atualizações.

Sobre a estrutura do edital:

No total este certame vai disponibilizar 40 postos efetivos, para ocupação imediata, na função de auditor em controle externo, abrangendo variados setores de atuação. Os futuros candidatos deverão apresentar certificado de graduação em nível superior, incluindo vencimento inicial na escala de 8.328 reais. Conforme dados angariados da assessoria de imprensa deste órgão, os cadernos de provas objetivas deverão ser ministrados nesse primeiro semestre de 2021, para nomeação no segundo semestre.

Destes 40 postos imediatos, 18 se destinam ao setor de auditoria governamental; 15 postos reservados ao setor de auditoria em tecnologia da informação; cinco vagas destinadas ao setor de auditoria em obras públicas, ficando as demais duas vagas reservadas ao setor do Ministério Público das Contas.



Em conjunto com os postos a serem inicialmente lotados, será estabelecido o cadastro reserva de pessoas, para futuras nomeações e ocupações de cargos, ao longo do período de validade oficial deste concurso, que poderá, inclusive, ser prorrogado por até mais dois anos.

Para a função no setor de auditoria governamental os futuros candidatos deverão apresentar certificado de graduação superior em quaisquer áreas. Os postos serão destinados aos seguintes setores: na área de administração; no setor de arquivologia; no setor de biblioteconomia; de ciências atuariais; setor de ciências contábeis; na área de ciências econômicas; setor de direito; de geologia; na área de jornalismo; na área de medicina; de pedagogia; setor de psicologia e de odontologia.

Portanto, a maioria dos concorrentes deverá apresentar graduação superior em direito; para a função de auditor em obras públicas; em arquitetura; áreas de engenharias: a ambiental, engenharia elétrica, engenharia eletrônica, na área de estrada, engenharia mecânica, engenharia naval, da pesca, do petróleo e do gás e engenharia no setor de transporte ou de logística.

Para melhor orientar os futuros concorrentes, segue um breve histórico do último concurso promovido pelo TCE/AM:

O anterior certame, que proveu cargos no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas, foi realizado no ano de 2013. Naquela ocasião foram disponibilizados 27 postos, entretanto, a variedade de cargos ou funções foi menor: no setor de analista técnico em controle externo (Ministério Público), 22 postos e no setor de analista técnico de controle externo (auditoria governamental) para cinco postos efetivos.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo certame para cargos no Tribunal de Contas do Estado do Amazonas; são 40 postos efetivos; valor da taxa de inscrição; datas de provas, prazo de cadastro, entre outros dados serão confirmados na próxima semana; vagas para auditor; grau acadêmico exigido: graduação superior; remuneração inicial no teto de 8.328 reais; os postos serão lotados no Estado do Amazonas, sendo as regiões específicas determinadas na próxima atualização, que será a publicação do edital.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *