Concursos Públicos Previstos no RS em 2021

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Rio Grande do Sul

Confira aqui os principais concursos previstos para 2021 no Rio Grande do Sul.



É normal termos uma demanda maior de concursos públicos nessa época do ano, ainda mais com a situação da pandemia, onde muitos foram adiados! No estado do Rio Grande do Sul, diversos certames devem ser lançados em breve. Confira abaixo alguns!

Vamos começar vendo o certame do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. Ele teve início no começo do ano, mas por conta de estarmos vivendo uma calamidade pública, teve o seu andamento suspenso. As contratações por caráter temporário já estão previstas nos orçamentos e podem chegar a 208.695 vagas. O Censo que será realizado pela empresa deverá ocorrer entre os meses de agosto e outubro do ano que vem e três cargos serão oferecidos. Recenseador, Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Superior.

O CRA-RS (Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul) divulgou no Diário Oficial da União a assinatura de contrato com a banca organizadora “Fundatec”. Não foram divulgadas a quantidade de vagas e nem quais os cargos serão concorridos, mas se sabe que esse acordo firmado será para a realização de avaliação para futuros profissionais da área.

A Fundatec, Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências, também foi contratada pelo Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul, o CRP-RS. Ainda não foram divulgadas as informações desse edital, mas o último realizado foi em 2013.



Outro caso de “último concurso público antigo”, que ocorreu em 2010, foi para o Conselho Federal de Contabilidade. Preliminares indicam seis futuras vagas para trabalho, duas para cada um dos cargos, de Contador, de Procurador e de Técnico Administrativo. Esse assunto ainda é interno e havendo a contratação de uma banca organizadora, um edital será aberto e mais informações virão.

Outro Concurso Público que já está em fase de elaboração é para a Defensoria Pública. Já foi definido quem fará parte da banca organizadora, porém, nada concreto foi afirmado no que diz respeito a cargos, salários ou até a quantidade de vagas. As últimas contratações foi a cerca de dois anos e foram oferecidas um total de 50 (cinquenta) vagas, sendo essas para ampla concorrência, pessoas com deficiência, negros e indíginas.

O Ministério Público já firmou contrato com o Instituto AOCP, conforme lei estadual aprovada de nº 15.516/2020, que prevê a contratação de 281 pessoas que possuem o ensino médio e também com nível superior. A Previsão para o lançamento deste edital é para o mês que vem, dezembro de 2021.

Outro órgão do estado que já firmou contrato com banca organizadora foi o Tribunal de Justiça, sendo o IBGP, Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa, a empresa responsável pela elaboração e toda a execução de um futuro certame. O número de vagas não foram divulgadas, mas um dos salário passa dos R$ 7 mil.

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, também conhecida como Metroplan, estará oferecendo 38 (trinta e oito) oportunidades de trabalho para os níveis médio, técnico e superior. Dessas, 23 (vinte e três) vagas deverão ser para o cargo de Fiscal de Transporte, com salário inicial de mais de R$ 2,5 mil.

A Trensurb (Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre) pode ser a empresa escolhida na privatização da área, conforme divulgação feita pelo atual Presidente da República. Assim acontecendo, a comissão organizadora já definida fará o processo seletivo.

Para finalizar, vamos ver um concurso público para uma prefeitura, que será para cidade de Vera Cruz. Dezessete cargos foram oferecidos e a empresa que ganhou o pregão eletrônico, para ser a banca organizadora, foi a “Legalle Concursos”. Níveis de ensino Fundamental, Médio e Superior farão parte desse edital, mas somente quatro vagas serão preenchidas de imediato, as outras serão para “CR”, Cadastro Reserva.

Para aqueles que ficaram interessados a concorrer a uma de tantas vagas mencionadas, o jeito é esperar a divulgação oficial dos editais, mas desde já fica a dica, faça download do edital e faça a leitura por completo do mesmo, pois é nele que estão todas as informações que você irá precisar. Boa Sorte!

Por Fernando Dias



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *