Cursos de Capacitação Online no Sebrae

Sebrae oferta mais de 100 cursos de capacitação gratuitos. Confira como se inscrever.

Em tempos de pandemia, uma das recomendações dos especialistas é de que cada indivíduo pratique o isolamento social diante dos demais cidadãos. Com a circulação do novo coronavírus em território nacional e seus mais de 200 casos confirmados pelo Ministério da Saúde, milhares de brasileiros adotaram novas práticas comunitárias.

Entre elas, a quarentena voluntária, ou seja, se afastar temporariamente do seu ambiente de trabalho físico e aderir à dinâmica do home office – aquele em que o profissional desempenha suas atividades diretamente da sua casa.

Outros profissionais como microempreendedores e trabalhadores autônomos também encontraram adversidades para executar suas atividades. Por isso, durante o período de controle e prevenção do novo coronavírus uma considerável parcela deste grupo vai se deparar com uma demanda menor de trabalho ou clientes.

Estagiários, estudantes e profissionais da educação como professores, orientadores, auxiliares e afins são mais um dos grupos afetados pelas recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). Aulas e programas de estágio e trainee foram suspensas em diversos níveis, sejam elas municipais, estaduais, federais, públicas ou particulares, do ensino fundamental e médio até o ensino técnico, complementar e superior.

Com essa nova medida implementada, surgem também novos desafios e questionamentos. O que fazer durante o período de tempo em que se está isolado socialmente?

Uma excelente alternativa é aproveitar as horas livres para buscar conhecimento estudando em casa.

Isso porque nos dias atuais é completamente possível realizar um curso livre, de especialização, de capacitação ou de aprimoramento de curta duração na modalidade EaD, ou seja, de Ensino a Distância. Para isso, basta o aluno ter acesso a uma rede de internet e uma plataforma digital como um computador, um tablet ou até mesmo um smartphone.

Na grande maioria das vezes os diplomas e certificados emitidos pelos cursos online são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação) e válidos em todo o território nacional. Isso depende, claro, do órgão emissor do curso. Por isso é importante pesquisar e conhecer qual a escola virtual ou organização na qual o conteúdo é oferecido.

Um exemplo de instituição responsável e que reúne todos os seus esforços para garantir o melhor ensino e aprendizado ao seu aluno é o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Por mais que os cursos oferecidos pela organização sejam inicialmente voltados para o micro e pequeno empreendedor, é importante ressaltar que eles também são uma forma de agregar valor aos trabalhadores de modo geral e ainda estudantes que desejam complementar suas atividades acadêmicas extracurriculares.

Vale lembrar ainda que são mais de 100 cursos gratuitos que contemplam diferentes categorias como Empreendedorismo, Mercado e Vendas, Planejamento, Organização, Recursos Humanos, Inovação, Finanças, Leis e Projetos. Cada categoria conta com cursos específicos de cada área.

Para se ter uma ideia, os 10 cursos mais acessados e que contam com mais inscritos, são: Marketing Digital para o Empreendedor, Gestão Financeira, Boas práticas no serviço de alimentação, Aprender a Empreender, Atendimento ao Cliente, Gestão de Pessoas, Como vender pela internet, Como desenvolver times de alta performance, Iniciando um grande pequeno negócio e Como planejar o seu negócio.

Além destes, existem outros inúmeros cursos e um ou mais deles certamente vai atender o seu interesse ou a sua necessidade. Para conhecer todos os cursos livres e gratuitos oferecidos pelo Sebrae, acesse o link: sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

Ao navegar pelo site e encontrar o material alinhado ao seu objetivo, é só clicar no botão "Inscreva-se" localizado na descrição do curso, realizar uma breve inscrição com seus dados pessoais e iniciar os estudos referentes.

Por Juliete Landi Lucas

Cursos Sebrae

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *