Novo Concurso da Aeronáutica 2021 – Sargento da Reserva

Categorias: 2021 - Aeronáutica - Concursos 2021 - Concursos públicos

Seleção oferece 813 vagas. Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de novembro de 2020.

Para quem se interessa em entrar para a Força Aérea Brasileira (FAB), essa é a hora. A FAB está com processo seletivo aberto para preencher pouco mais de 800 vagas, estas são temporárias. A FAB destaca-se por ser o ramo aéreo das forças armadas do país, surgiu da junção do exército aéreo e marítimo, tornando-se uma força militar única.



As oportunidades estão disponíveis para todas as regiões do país e estão distribuídas em várias cidades. Além do Distrito Federal, há vagas em cidades de Pernambuco, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Roraima, Rio de Janeiro, entre outras. Embora sejam vagas temporárias com previsão inicial de 1 ano, o tempo poderá ser estendido até o limite de 96 meses, desde que os sujeitos não excedam a idade de 45 anos. A faixa de salário está por volta de R$ 3.825,00 mil reais.

Há vagas para diversos profissionais de muitas áreas do ensino superior, entre elas: enfermagem, desenho, produção de áudio e vídeo, nutrição, meteorologia, química, comunicações, processos fotográficos, etc. Para o nível médio, o processo seletivo dispõe de vagas para a função de motorista, atletas de alto rendimento, como atletismo, basquete feminino e masculino, tiro com arco e tiro esportivo, ciclismo, canoagem, natação, paraquedismo, lifesaving e basquete 3×3 ; e músicos das seguintes modalidades: violino, harpa, fagote, contrabaixo acústico e violoncelo.

As vagas estão disponíveis para ambos os sexos de pessoas com naturalidade do Brasil, e estes devem possuir interesse em ser voluntários na prestação de serviço militar. Além de preencherem os requisitos exigidos no aviso de convocação pelo órgão do Comando da Aeronáutica (COMAER), e estarem alinhados as normas presentes no aviso. Para concorrer aos cargos de sargento da reserva do ano de 2021, o candidato precisa preencher o formulário de inscrição que estará disponível no site.



O processo seletivo está sendo organizado pela Diretoria de Administração do Pessoal (Dirap) e as inscrições serão realizadas do dia 06 de novembro e seguem até o próximo dia 18 do mesmo mês. As inscrições serão gratuitas e feitas exclusivamente através da internet, o candidato deverá se cadastrar no site https://convocacaotemporarios.fab.mil.br/ . O candidato deve ficar atento a todos os avisos e prazos de comparecimento que serão disponibilizados no site, para que não perca as etapas e se prejudique quanto a participação no processo seletivo.

A Dirap disponibilizou um e-mail para os candidatos tirarem dúvidas referentes ao processo: ouvidoria.dirap@fab.mil.br. Por ele é possível que sejam esclarecidos mal entendidos ou questões referentes as documentações necessárias, além de dúvidas ou explicações a respeito das etapas que compõem o processo seletivo. Por isso, é importante que os candidatos leiam o edital e busque a maior quantidade de informações possíveis, para que consigam passar pelo processo de seleção e sanar as dúvidas, de modo que não restem situações inesperadas.

O processo seletivo contará com 5 etapas, sendo a validação e análise curricular as primeiras. Elas serão realizadas entre 30 de novembro e 11 de fevereiro do ano seguinte. Em seguida, será feita a inspeção em saúde e a avaliação psicológica, que serão feitas em março e abril. Restando o teste físico como última etapa, realizado no mês de maio até o começo do mês de junho. O estágio está previsto para começar na data de 5 de julho, caso ocorra tudo como planejado pela organizadora do processo.

É necessário que os candidatos se atentem as especificidades das informações, para que não haja intercorrências quanto ao processo de inscrição, as etapas e o cumprimento de prazos (datas, dias e horários).

Valdeilma Freitas



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *