Novo Concurso da CGU 2021 – Edital e Vagas

Categorias: 2021 - CGU - Concursos 2021 - Concursos públicos

Certame oferta 375 vagas de nível médio e superior.



A próxima seleção consistirá no Concurso da CGU.

De acordo com as últimas atualizações, foi anunciada a solicitação e autorização de novo certame, que vai prover cargos na CGU, ou Controladoria Geral da União. Esse processo seletivo, autorizado pelo Ministro do órgão, foi confirmado no dia 24 deste mê, depois de reuniões e sessões em conjunto com membros da equipe econômica do ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmando permissão para o concurso, com previsão para publicação do edital de abertura do período de inscrições ainda neste ano, segundo semestre. Entretanto, é necessário aguardar mais atualizações.

Este novo processo de seleção tem por meta disponibilizar mais 375 postos efetivos, dos quais 300 reservados ao cargo de auditor fiscal em finanças e na área de controle; os demais 75 postos se destinam à função de técnico em finanças e em controle.

Para o cargo de técnico, os futuros candidatos deverão apresentar certificado de conclusão em ensino médio, cuja remuneração inicial está no teto de 7.283 reais. No caso do cargo em nível superior, trata-se da função de auditor, cuja remuneração inicial está em 19.197 reais.



É muito importante frisar que este rol de postos ainda está em negociação juntos às autoridades do Ministério da Economia. De acordo com os mesmos, esse número de vagas não supre, ainda, a grande demanda do setor, conforme dados do mais recente levantamento funcional. No quadro atual, a CGU necessita, em realidade, do preenchimento de mais 3.146 postos abrangendo ambas as carreiras, podendo ser destinadas 1.681 vagas no setor de técnicos e 1.465 vagas no setor de auditores.

Para melhor orientar os futuros concorrentes no próximo certame da CGU, seguem as informações:

Realizado no ano de 2012, aquele concurso disponibilizou em torno de 250 postos para a função de analista em finanças e em controle. Este departamento se divide em vários setores específicos, cujas vagas sobre distribuídas dentro do seguinte critério: no setor administrativo foram lotados 18 postos; no setor de correição, com 12 vagas; na área de comunicação social, quatro postos; no setor de auditoria e fiscalização, abrangendo a infraestrutura, com 22 vagas; na área de auditoria e fiscalização (geral), com 118 postos; no setor de TI (sistemas e tecnologia da informação, com 32 postos; no setor de TI (infraestrutura) com 14 postos, e na área de prevenção e ouvidoria, com 30 vagas.

As lotações dos postos se deram nos seguintes Estados: além da Capital Federal (Distrito Federal), o Estado de Acre; Estado do Amapá; do Amazonas; Estado do Pará; de Rondônia e em Roraima.

Aquele concurso foi estruturado dentro dos seguintes critérios, em termos de provas:

Os cadernos de provas objetivas contiveram questões versando sobre os conhecimentos básicos, os conhecimentos específicos e os conhecimentos especializados, que constaram no edital.

O bloco de prova que abrangeu matérias versando em conhecimentos básicos conteve questões versando sobre língua portuguesa, 20 questões; em administração pública, cinco questões; em língua inglesa ou língua espanhola, cinco questões, e em raciocínio lógico, raciocínio quantitativo e analítico, cinco questões.

O caderno abrangendo conhecimentos específicos, abrangendo matéria de direito constitucional, com 10 questões; em direito administrativo, 10 questões e em AFO, 10 questões.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo certame vai prover cargos na CGU, ou Controladoria Geral da União; a meta está em preencher, inicialmente, 375 postos, com chances de aumentar essa quantidade; taxa de inscrição e demais datas como prazo de inscrições e publicação de edital serão anunciados nas próximas semanas; serão preenchidos cargos de Técnico e de Analista; departamento de atuação: administrativo. Graus acadêmico: Ensino Médio e Ensino Superior.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *