Novo Concurso da Polícia Federal 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos previstos - Polícia Federal

Saiba aqui quando deverá acontecer o novo concurso da Polícia Federal 2021.



O último trimestre de 2020, no pós- pandemia que segue, está repleto de novas oportunidades de empregos, concursos e anúncios de futuros processos seletivos.

Muito comentando e apoiado pelo Presidente Jair Bolsonaro, o próximo certame que proverá cargos no órgão da Polícia Federal (PF) está em processo de tramitação e elaboração do edital. No dia nove deste mês de novembro o Presidente postou, em uma de suas redes sociais, não apenas a confirmação de que o concurso deve acontecer, mas também mais detalhes como a aquisição de 509 viaturas novas, de modo a reforçar a demanda pelas vagas e a intensificação da segurança no Brasil.

Na atualidade, o departamento da Polícia Federal conta com um quadro de 10.000 oficiais policiais; situação que deixa claro a urgência por mais de um concurso público. Neste caso, o próximo edital vai prover mais 2.000 vagas. A previsão de publicação, muito provavelmente, será para o primeiro semestre de 2021.

Entretanto, os responsáveis pela solicitação do certame insistem que o documento seja o mais brevemente publicado, quiçá ainda neste ano de 2020, dada a urgência do processo e da demanda pelos serviços da Polícia Federal. Mas, é necessário aguardar por mais atualizações, na próxima semana. O que já está certo é que o Presidente fez confirmar os 2.000 postos para as carreiras de policiais, cuja exigência mínima é de graduação em nível superior. O cargo conta com um vencimento inicial no valor de 22.672 reais.



Sobre o critério de distribuição dos cargos, seguem as informações:

De acordo com as diretrizes que estão sendo colocadas no edital, a divisão dos cargos em suas funções específicas será a seguinte: na função de agente, para 1.016 vagas; na função de delegado, com 300 postos a serem ocupados; na função de escrivão, com 600 vagas e na função de papiloscopista, com 84 postos a serem preenchidos.

Sobre as remunerações iniciais, segue:

O salário ofertado é de 11.983 reais para as funções de agente, escrivão e papiloscopista, sendo no valor de 22.672 reais para cargo de delegado.

Os responsáveis pela consecução do processo estão considerando, também, a grande chance de mudar esse quantitativo de postos, no sentido de aumentar o número de vagas a serem disponibilizadas até a confecção definitiva do documento de edital. A intenção é fazer acrescentar postos na área de peritos, mesmo que seja necessário diminuir a quantidade disponível de vagas para o cargo de delegado. Mas, para que isso seja possível, a comissão de servidores que organiza este concurso estuda um modo de adaptação para que se incluam postos cujas remunerações estejam em maior conformidade com as demais, e para que essa alteração a ser perpetrada não exija mais gastos para o atual governo federal.

Se essa mudança for possível, o edital de concurso da Polícia Federal poderá abrir oficialmente suas inscrições no início do mês de dezembro de 2020. Caso assim seja, as provas objetivas serão ministradas no mês de abril do próximo ano, 2021. A fase dos testes de aptidão física será efetuada no mês junho, seguida da fase dos dois cursos para formação, de modo sistemático entre os meses de janeiro e junho do ano de 2022.

Resumo:

Certame público para provimento de cargos na Polícia Federal. Serão disponibilizados em torno de 2.000 postos. As vagas se destinam às funções de delegado, de escrivão, de perito e de agente policial. Setor de Segurança Pública. Nível de escolaridade cobrado é de graduação superior.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

2 Comments





  1. Boa noite eu queria sabe se vai ter o concurso da policia federal do estado do Piauí me chamo jorsinel da Silva Costa eu moro em Teresina piaui

  2. Eu,chamo caetano flavio Apolonio desde jovem eu queria ser militar fiz de tudo para entrar no exército entrar nas policiais militar e civil mais nunca conseguir. Agora se Deus quiser com os meus cinquenta e seis vou mais vez fazer esse concurso da policia federal.





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *