Novo Concurso do Incra 2021 – Previsão

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos previstos - Incra

Confira aqui as principais informações sobre o novo concurso do Incra 2021.



O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, há mais de oito anos (mais precisamente no ano de 2012) já havia feito a solicitação para que fosse realizado um novo concurso com o objetivo de suprir a necessidade de 1.705 novos servidores. O pedido incluía ainda a possibilidade de mais outros dois editais durante os anos de 2013 e 2014, visando a ocupação de vagas abertas em virtude da aposentadoria, exoneração e falecimentos de antigos funcionários.

No ano de 2019, o TCU deu parecer em favor da realização de um novo concurso. No mesmo ano houve uma determinação do próprio Tribunal de Contas da União para que o poder executivo apresentasse um programa com objetivo de promover atitudes que pudessem dar um maior apoio ao instituto. Deveria constar no plano de ação do governo a assistência técnica frequente e a contratação de novos servidores.

Em resposta, o Ministério da Agricultura publicou a portaria de número 137, que concede ao presidente do Incra a função de nomear concursados como também funcionários para cargos comissionados e para o exercício de funções gratificadas.

Até mesmo o Vice- presidente Hamilton Mourão já se pronunciou a respeito, admitindo que é necessário um maior número de funcionários no Incra como também no Ibama, para que possa ser reduzida a quantidade de militares empregada na fiscalização. Atividades essas que devem ser da competência dos dois órgãos – Incra e Ibama.



Concurso Incra 2021

Durante um debate realizado no último dia 19/11/20, os parlamentares se mostraram a favor de realização de um novo concurso público, mas que este deveria ser realizado após a pandemia.

Os servidores que foram admitidos em regime temporário tiveram seus contratos prorrogados até o ano de 2023 neste mesmo debate na câmara. De acordo com a deputada Jandira Feghali, esse tempo seria suficiente para a realização de novo concurso.

Embora não estejam definidos quais cargos irão ser preenchidos no próximo certame, há possibilidade de que os seguintes estejam entre eles:

  • Analista Administrativo – cargo com exigência de nível superior em áreas diversas. Atribuições do cargo: Executar tarefas no campo da administração e logística relativas a competência constitucional e legal do INCRA.

  • Técnico em Reforma e Desenvolvimento Agrário (formação nível médio técnico completo em áreas como construção Civil, Edificações, Estradas e Pontes, Estradas, Agrimensura, Geodésia, Cartografia, Geomensura, Agroindústria, Topografia, Agricultura, Meio Ambiente, Cooperativismo Florestal ou Rural) – Funções principais: Manter e atualizar os sistemas finalísticos; realizar a coleta, sistematização e manutenção de dados e informações que são necessárias para o planejamento, acompanhamento e execuções das ações de ordenamento territorial e da reforma agrária; dar apoio técnico às ações de fiscalização, vistoria, avaliação, georreferenciamento, medição e demarcação de imóveis da área rural; executar o suporte técnico às atividades relativas do ordenamento da estrutura fundiária e da reforma agrária; cooperar com o geoprocessamento de informações e elaboração de mapas temáticos; Identificar e classificar beneficiários da reforma agrária; prestar apoio técnico às ações de implantação de infraestrutura básica; concessão de assistência técnica e articulação dos beneficiários da reforma agrária com instituições públicas e privadas; conceder e acompanhar a aplicação dos créditos da reforma agrária.

  • Engenheiro Agrônomo (Perito Federal Agrário) – Atuará nas seguintes áreas: planejamento, coordenação orientação, implantação, acompanhamento e fiscalização de atividades compatíveis com sua habilitação profissional; execução de tarefas de natureza similar na área de competência do Incra.

  • Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário (formação superior em diversas áreas) – Suas atribuições: Planejar, coordenar, acompanhar e executar atividades relacionadas com o ordenamento territorial e reforma agrária; gerenciar as ações de ordenamento territorial e reforma agrária; articular interinstitucionalmente e integrar as políticas e ordenamento territorial e da reforma agrária às demais políticas públicas; administrar e fiscalizar o cadastro de imóveis rurais; sistematizar informações relativas a ocupação, utilização, zoneamento agrário e socioeconômico do meio rural; implementar projetos relativos a discriminação, arrecadação, regularização e destinação de terras públicas; implantar, desenvolver, recuperar e consolidar projetos de reforma agrária, colonização e demais modalidades de assentamento.

O último concurso para o Incra ocorreu no ano de 2010

Embora ainda não haja uma data definida e nem mesmo o conteúdo a ser estudado, os futuros candidatos podem começar a se preparar com base no concurso anterior.

O que estudar em nível médio:

  • Língua portuguesa

  • Raciocínio lógico

  • Legislação agrária

  • Desenvolvimento rural

  • Informática

Para nível superior:

  • Língua portuguesa

  • Noções de direito constitucional

  • Legislação agrária

  • Desenvolvimento rural

  • Conhecimentos específicos: Topografia, noções de cartografia, noções de desenho topográfico, noções de estradas, noções de posicionamento por satélite, noções de solo, noções de climatologia, corretivos e fertilizantes, culturas agrícolas.

Redatora Henri



Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment









Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *