Novo Concurso do INPI 2021 – Previsão de Edital

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos previstos - INPI

Edital de abertura do concurso deve ser divulgado até o próximo ano.



Os concursos públicos não param de abundar nesse segundo trimestre de 2021.

O próximo certame público proverá cargos efetivos no INPI, ou Instituto Nacional de Propriedade Industrial, que terá seu edital publicado até o início de 2022. A meta é realizar esse concurso ainda em 2021.

Conforme dados angariados do STF, de onde vem a autorização da solicitação do certame, a demanda pelos serviços prestados pela instituição é grande; a organização não está operando dentro de sua máxima e melhor capacidade, contando, atualmente, com 338 cargos vagos, dos 810 postos na área de pesquisador no segmento de propriedade industrial. São cargos de muita importância e urgência. Segundo as mesmas informações, o INPI está funcionando de modo raso, em condições um tanto precárias. Os processos em andamento para a consecução dos trabalhos ainda são ineficazes, estando em defasagem tecnológica e na carência de melhores recursos humanos, colocando a organização em posição bem inferior às suas bases estruturais, necessitando, portanto, de renovação e reforço no seu quadro de servidores.

Assim, a última solicitação de certame, encaminhada ao então governo federal, no ano de 2018, ainda segue em tramitação. A meta inicial era a de preencher até 394 oportunidades, das quais 130 vagas para funções que exigem ensino médio e 264 vagas para funções que exigem formação em nível superior. O valor inicial do vencimento está em 8.678 reais, acrescido do auxílio-alimentação no valor de 458 reais.



Distribuição dos postos:

– Cargo que exige ensino médio: a solicitação se refere à função de técnico na propriedade industrial, para 30 postos. O cargo de técnico na área de planejamento, gestão e de infraestrutura necessita de 100 postos. Estes dois setores possuem vencimento inicial no valor de 3.573 reais.

– Cargo que exige nível superior: a solicitação se refere à função de pesquisador, para 167 postos. Este cargo exige mestrado no setor de formação, incluindo especializações em engenharia e ciências biológicas. O vencimento inicial está no valor de 8.678 reais.

– Cargo que exige nível superior: a solicitação se refere à função de planejamento, gestão e de infraestrutura, para mais 54 postos. Na área de tecnologista o salário inicial está no valor de 7.872 reais. Na área de analista, que pede formação superior em quaisquer graus, a solicitação é de 43 postos.

Para melhor orientar os futuros candidatos, segue um breve histórico do certame anteriormente realizado, para cargos no INPI:

O anterior processo seletivo, que proveu cargos no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, realizado no ano de 2014, disponibilizou em torno de 140 postos no total, dos quais 100 reservados à função de pesquisador em propriedade industrial, entre outros setores de atuação, ficando os demais 40 postos reservados à função de tecnologista na área de propriedade industrial, voltada, também, para as mais diversas áreas de atuação.

Em ambos os cargos foi cobrado dos concorrentes a posse de certificado em curso superior, sendo necessário que as áreas cursadas estivessem em plena conformidade com os cargos pretendidos. Naquele mesmo evento, a função de banca organizadora ficou nas mãos da instituição Cespe (UnB) e todos os postos foram lotados no município do Rio de Janeiro.

Sumarizando as informações essenciais:

Novo concurso para provimento de cargos no INPI, ou Instituto Nacional de Propriedade Industrial; são 338 vagas a serem disponibilizadas; taxas de inscrição ainda não definidas; cargo principal: pesquisador no segmento de propriedade industrial; grau acadêmico exigido: ensino superior. Vencimentos entre três e oito mil reais. Lotação dos cargos no município do Rio de Janeiro.

Paulo Henrique dos Santos



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *