Novo Concurso do TRE-PI 2021 – Comissão Organizadora é Definida

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Piauí - TRE

Responsáveis pela organização do certame já foram definidos. Próximo etapa deve ser de contratação da banca responsável pela elaboração das provas.



O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) é parte integrante da Justiça Eleitoral e, também, é responsável pelas eleições, em âmbito estadual. Ele responde ao TSE (Tribunal Superior Federal).

Todas as capitais do Brasil possuem um Tribunal Regional Eleitoral, devendo ele atuar com divisão de zonas eleitorais, cassação de registros e outros.

Em se tratando de nível nacional, quem responde pela apuração de resultados, cadastro de eleitores e distribuição de mesários e urnas, é o Tribunal Regional Eleitoral.

Também é de responsabilidade do TRE, o registro de diretórios regionais de partidos, assim como os cancelamentos. Outra incubência é a administração de partidos e filiação de cada um deles.



Em conjunto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o TRE elabora os calendários eleitorais e analisa as possíveis candidaturas. Ou seja, indica a época na qual os partidos precisam realizar o registro dos candidatos, assim como o início e fim dos horários e propagandas eleitorais gratuitas. Da mesma forma que auxiliam na definição do período e demais ações para que os eleitores possam realizar transferências e inscrições do título de eleitor.

Em vinte e nove de março do ano de 2021, foi autorizado na sessão do conselho, o recente concurso para TRE-PI (Tribunal Regional Eleitoral do Piauí). O mesmo já possui comissão formada oficialmente.

Em 14 de abril, os nomes da comissão foram divulgados em publicação, mesmo já tendo sido anunciados desde o primeiro dia do mesmo mês.

Espera-se que muito em breve aconteça a publicação que, de fato, autorize o concurso, que tem a probabilidade de disponibilizar, ao menos, oito vagas para técnicos e analistas judiciários.

Os cargos exigem ensino médio para técnicos e ensino superior para os cargos de analistas. Os salários estimados em, respectivamente, R$ 7.591,37 (sete mil e quinhentos e noventa e sete reais e trinta e sete centavos) e R$ 12.455,30 (doze mil e quatrocentos e cinquenta e cinco reais e trinta centavos).

O próximo passo é a definição dos nomes da banca, mas essa parte acontece, apenas, após o contrato ser assinado com a empresa responsável. Sequencialmente, ocorre a divulgação do edital e, consequentemente, o início das inscrições.

Das vagas previstas anunciadas

As vagas anunciadas totalizam oito, sendo que dessas, acredita-se que sete são para técnicos e, apenas uma para analista.

Ainda não há definições para as atividades a serem exercidas e suas respectivas áreas de atuação, por isso, é importante acompanhar a publicação do edital e realizar uma leitura mais minuciosa.

Concurso anterior

Em 2015, ocorreu o último concurso do TRE de Piauí. Na época, as vagas contabilizaram um total de doze oportunidades e, também, teve formação de cadastro reserva.

Na ocasião, o Cebraspe foi o responsável por estruturar a banca organizadora, que disponibilizaram sete cargos para técnicos judiciários (contando administrativos e programadores de sistemas), deixando cadastro reserva para operadores de computador.

Enquanto para analistas foram disponibilizadas cinco vagas ao todo e mais cadastros reservas.

E o que podemos concluir sobre o trabalho no TRE?

Atuar no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) requer grande responsabilidade e atenção. Estar a frente de um órgão ao qual compete organizar as eleições é algo inusitado e extremamente importante.

Participar da escolha de candidatos e permitir a presença deles nas eleições, estar à frente de escolhas antes mesmo da população, em geral, é um privilégio que poucos têm acesso.

A situação dos governantes está cada vez mais precária e com a chegada da pandemia, a situação só se agrava a cada dia. Ter candidatos com a ficha limpa em 2022 será um grande privilégio para nosso país, por isso é muito importante que, mesmo sendo um trabalhador do TRE do Piauí, você possa estar consciente e preparado para poder fazer a diferença nas urnas, assim como na decisão de quem fará parte delas. Estar preparado para essa oportunidade é estar pronto para assumir o cargo e seguir para patamares mais altos.

Carol de Castro



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *