Novo Concurso PM-SP 2021 – Edital com Vagas para Soldado

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos públicos - Polícia Militar - São Paulo

Nova seleção deve ofertar 2.700 vagas para soldado. Inscrições poderão ser feitas até o dia 25 de fevereiro de 2021.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo (PM-SP) publicou edital para contratação urgente de 2.700 soldados, aberto a interessados de ambos os sexos. Para concorrer, os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 57 reais de inscrição e preencher os pré-requisitos: ter Ensino Médio completo, idade de 18 a 30 anos e o mínio de altura de 1,55m as mulheres e 1,60m os homens. Além do mais, se quer que os interessados possuam habilitação entre a carteira B (para carros) e para condução de caminhões e ônibus C a E. Os aprovados receberão salário inicial de R$ 3.318,53 e as inscrições iniciam no dia 14 de janeiro, encerrando no dia 25 de fevereiro.



Como se inscrever e locais de prova

Interessados em fazer o concurso devem se escrever pela internet, no site da Fundação Vunesp, no endereço: www.vunesp.com.br. É importante que, no ato da inscrição, o candidato escolha a cidade do Estado de São Paulo onde desejará realizar as provas, podendo optar pelos seguintes locais: São Paulo capital, Santos, Campinas, Ribeirão Preto, Piracicaba, Araçatuba, Bauru, São José dos Campos, Presidente Prudente, São José do Rio Preto e Sorocaba. A prova terá duas fases: uma com prova escrita, e a segunda com exames físicos e entrevista pessoal.

Como serão as provas da Primeira Fase

As provas serão em formato presencial, e irão ocorrer no dia 11 de abril, no período da tarde, por 04 horas no máximo. Haverá uma primeira parte objetiva, na qual os candidatos deverão responder a 20 questões de Língua Portuguesa, 15 de conhecimentos gerais, 15 de matemática, 5 de noções de informática e mais 5 de administração pública, totalizando 60 perguntas. Na segunda parte da prova, haverá uma redação, na qual o candidato deverá apresentar um texto coeso e coerente, aplicando seus conhecimentos da Língua Portuguesa, Interpretação e desenvolvimento textual.

Detalhes sobre a Segunda Fase

Após a divulgação dos aprovados na primeira fase do Concurso da PM SP 2021, os candidatos remanescentes deverão realizar um exame de saúde, que comprovará estado de aptidão física e psicológica. Haverá entrevista para verificar conduta social, reputação e idoneidade, também por meio da análise de documentos apresentados, conforme o edital solicita.



Vantagens de ser um Policial

Além de um salário fixo como funcionário público, ser policial, apesar de todos os perigos inerentes, traz muitas vantagens. Benefícios e salários tendem a ser bons e seguros, e também há uma grande gratificação pessoal envolvida no trabalho. Os policiais podem ajudar as pessoas a fazer melhores escolhas, pois costumam encontrá-las quando elas estão em seu pior momento. Um dos aspectos mais satisfatórios de trabalhar como policial é a oportunidade única que você terá de mostrar a essas pessoas um caminho melhor. Normalmente, eles são um público cativo e, se tratados com gentileza e respeito, podem ouvir o que você tem a dizer. A maneira como você trata o menor dos criminosos pode ter um papel importante na decisão de ele fazer melhores escolhas de vida no futuro.

O trabalho de um policial nunca é rotina. Cada dia tem o potencial de ser completamente diferente do anterior. Não há melhor ambiente do que a aplicação da lei para aqueles que odeiam a monotonia. A rotina pode mudar em um simples acontecimento. Para quem não gosta de atividades rotineiras, monótonas, ser policial pode ser uma ótima possibilidade de conhecer seus talentos e aptidões, pois as oportunidades de diversificar tarefas geralmente são abundantes, especialmente no Estado de São Paulo.

Poucas carreiras oferecem o tipo de solidariedade com colegas de trabalho e pares que existe na maioria dos departamentos de polícia. Os oficiais não apenas protegem e servem à sociedade. Eles se protegem também de uma maneira que não é exigida em outras profissões, muitas vezes em momentos de vida ou morte. Mesmo no clima atual, com os sentimentos anti-policiais recebendo muita imprensa, os policiais desfrutam de certo respeito público por colocar suas vidas em risco todos os dias. Por isso, é uma carreira de grande importância na sociedade.

Beatriz Pinto



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *