Polícia Federal terá Concurso Público em 2021

De acordo com as recentes declarações do atual ministro da Justiça e Segurança Pública, novo certame público está em trâmite, para efetivação do edital que vai promover o concurso da Polícia Federal de 2021. Serão disponibilizados cerca de 2.000 mil postos.

O Presidente Jair Bolsonaro confirmou, por meio da internet, o processo preparatório do Certame da PF 2021. As carreiras a serem preenchidas, a princípio, são as seguintes: de Agente, de Delegado, de Escrivão e Papiloscopista.

Outras fontes, de atualização recente, indicam que o processo de seleção para cargos na Polícia Federal estará abrindo em torno de 508 vagas destinadas à carreira de Agente Administrativo, em nível médio, e mais 2 mil para postos de nível superior, o que totaliza 2.508 cargos no processo.

É importante observar que ainda não foi divulgado qual será o critério de distribuição exato dos cargos, porém, conforme os dados recebidos por meio da Conjur do órgão do Ministério da Justiça, as duas mil vagas serão organizadas conforme segue:

Em torno de 1.016 postos para Agente; 300 postos de Delegado; 600 vagas postos de Escrivão e 84 postos de Papiloscopista.

Assim, a própria Federação Nacional dos Policiais Federais, a Fenapef, confirmou o encaminhamento de ofício ao Ministério da Justiça no qual está registrado solicitação de paridade dos postos no próximo certame da Polícia Federal.

Deste modo, esse pedido, tecnicamente, poderá fazer aumentar o número de postos oficiais solicitados na área de Agente, de Escrivão e Papiloscopista do departamento da Polícia Federal.

Na mesma publicação da Fenapef foi confirmado o rol de vagas aqui anunciado, e também que os gestores da diretoria estão elaborando um ofício que será entregue ao órgão do Ministério da Justiça, contendo a citada solicitação de paridade entre as carreiras de delegados e de agentes.

Leia também:  Concursos Públicos 2021 - Previsões do Governo

Ainda conforme o mesmo documento, os líderes da federação explicam que o ideal a ser atingido é a instalação de um delegado a cada seis ou sete servidores agentes. Na atualidade existe um delegado para três agentes, conforme o que foi passado pela Fenapef.

Dados exclusivos, que foram obtidos por meio da equipe de jornalismo do site especializado Direção Concursos, indicam que o futuro cronograma do próximo processo de seleção da Polícia Federal já está confirmado e foi encaminhado, junto da solicitação, para a efetivação do próximo concurso. Este processo prevê a definitiva publicação do edital no mês de dezembro de 2020. Se os preparativos andarem de acordo com o que foi explicado, as provas objetivas poderão ser ministradas no mês de abril do ano de 2021.

Conforme o mesmo site, Direção Concursos, os dados angariados pela equipe de jornalistas indicam que, em realidade, existem duas solicitações em andamento: uma para a carreira de policial e outra para a carreira na área administrativa. Os dois pedidos necessitam passar pelo aval do órgão do Ministério da Economia e estão sob análise. Portanto, fica confirmado o que foi dito antes. Na carreira policial serão disponibilizadas duas mil vagas, distribuídas conforme o esquema acima.

O cronograma, a princípio, será o seguinte:

– Publicação do edital no dia 8 dezembro de 2020;

– As provas objetivas e discursivas serão ministradas no dia11 do mês e abril de 2021;

– O TAF será realizado entre os dias 12 e 13 de junho de 2021;

– Realização do exame médico entre os dias17 e 18 de julho de 2021;

– Exame psicológico psicológica no dia 26 de setembro de 2021;

– A avaliação dos títulos entre os dias 22 e 26 de novembro de 2021;

Leia também:  Concurso Polícia Federal 2018 - Previsão

– Divulgação do resultado definitivo no dia 21 de dezembro de 2021;

– O primeiro Curso de Formação em janeiro de 2022. O segundo Curso de Formação em julho de 2022.

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *