Previsão do Novo Concurso do TJPR 2021

Categorias: 2021 - Concursos 2021 - Concursos previstos - Concursos públicos - Paraná - TJ-PR

Processo para escolha da banca organizadora já está em andamento. Edital deve ser publicado em breve.



Aqui vai uma boa notícia para quem estuda para conquistar a aprovação em concurso e sonha em se tornar servidor público. O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná- TJPR já tem comissão formada para realizar novo concurso e abriu processo de licitação para escolha da banca que será responsável por organizar o seu novo certame. Fique por dentro das últimas informações e, caso você não tenha iniciado os estudos, saiba que essa é a melhor época: antes da publicação do edital. Confira mais detalhes e dicas de estudo a seguir.

Quais são as bancas participantes do processo para organizar o concurso público do TJ do Paraná?

As instituições que apresentaram propostas, já com as possíveis datas de realização do concurso, são: Fundação Getúlio Vargas – FGV, Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista – VUNESP, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos – CEBRASPE, Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC e o Instituto AOCP.

Todas as propostas das bancas que estão na disputa contemplam o mês de abril para realização das avaliações dos candidatos. As prováveis datas de aplicação das provas são os seguintes domingos: 11 de abril, 18 de abril ou 25 de abril.

Qual o cargo disponível pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná?

A oferta de vagas é para o posto de trabalho de juiz substituto. Para quem desejar ingressar na carreira, é necessário ter formação de nível superior em Ciências Jurídicas e comprovar 3 anos de atividade na área. O TJ vai oferecer 19 vagas no total. O salário inicial é de, no mínimo, na faixa de R$ 24,8 mil.



O regulamento do certame prevê sete fases para exame dos candidatos. São elas:

1 – Prova objetiva, com peso 1;

2 – Prova escrita, a qual terá peso 3;

3 – Investigação social e sindicância da vida pregressa;

4 – Avaliação de aptidão mental e física;

5 – Teste psicotécnico;

6 – Prova oral, com peso 2

7 – Avaliação de títulos, com peso 1.

Último certame do TJ do Estado do Paraná

A última seleção para servidores efetivos para a função de juiz substituto foi realizada em 2018 e ofertou 17 postos de trabalho. Na ocasião, a banca responsável foi o Cebraspe.

A prova de múltipla escolha contou com 100 quesitos segmentados em 3 blocos com as seguintes disciplinas:

I – direito processual civil, consumidor, criança e adolescente e direito civil.

II – direito processual penal, constitucional, penal, eleitoral e legislação específica.

III – direito tributário, empresarial, administrativo e ambiental.

A divisão de questões por bloco respectivamente, 40 quesitos, 30 e 30.

Esse último certame teve validade de 2 anos e o valor da taxa de inscrição foi de R$ 240, sendo possível solicitar isenção para casos específicos.

Como posso me preparar para ser aprovado no concurso do TJ Paraná?

O momento mais favorável para você iniciar os estudos é agora. Isso porque, antes de sair o edital, é possível se basear no regulamento do certame anterior, mais recente, e ver os assuntos que foram cobrados.

Quando o edital do novo concurso for divulgado, você iniciará uma nova fase na sua preparação. Será o momento para estudar as matérias que sejam novidades e reforçar aquelas que você mais tem dificuldade. Você também deverá fazer bastante questões da banca organizadora do processo seletivo, a fim de aprender como é o formato de cobrança de cada assunto. Outro aspecto relevante é incluir momentos de revisão no seu cronograma para que você mantenha o assunto recente em sua mente.

Quando o edital for publicado, fique atento aos requisitos exigidos para ver se você os atende e também deixe marcada a data de início e a de fim das inscrições para não perder o prazo.

Bons estudos!

Melisse V.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *