Tendências para Concursos da Polícia Civil em 2021

Categorias: 2021 - Concurso - Concursos previstos - Polícia Civil

Atenção concurseiros que aguardam abertura de edital da Polícia Civil: alguns estados já tiveram início os preparativos para a realização de concursos para a Polícia Civil em 2021.



O processo em alguns destes estados já havia sido organizado, mas sofreu alterações, como a troca de datas, provocadas pela pandemia do novo coronavírus. Ainda assim, muitos estados já estão com seus editais publicados.

Para o próximo ano, existe a expectativa de que novos estados façam o anúncio de concursos com o objetivo de preencher cargos dentro da Polícia Civil. Confira a seguir concursos que podem ter seus editais publicados em 2021.

Concurso Polícia Civil – Estado de Goiás

O concurso para a Polícia Civil de Goiás pode ser realizado ainda durante este ano. No ano de 2018, houve a formação de uma comissão para cuidar da realização do novo concurso, o que não aconteceu.



Neste ano de 2020, o Ministério Público fez a recomendação para que fosse publicado o edital, visando o preenchimento de cargos de agente e escrivão. O prazo determinado foi de 180 dias. Por enquanto não há nenhuma definição sobre qual será a data para o novo concurso. Mas o delegado geral da Polícia Civil, Herbert Amorim Cardoso, se manifestou sobre o assunto dizendo que já está sendo formada uma nova comissão para preparar o edital

Concurso Polícia Civil – Mato Grosso

A Polícia Civil do Mato Grosso aguarda a realização de um concurso para compor o quadro de profissionais. A necessidade já está afetando o funcionamento do órgão: por falta de alguns profissionais, algumas delegacias tiveram que fechar.

O concurso, que já foi aprovado desde o ano de 2018, ainda não aconteceu por motivos de ordem financeira. Seriam 1200 vagas para os cargos de escrivão e investigador. A publicação do edital é bastante aguardada, mas ainda não há uma previsão de quando isso acontecerá.

Concurso Polícia Civil – Rio de Janeiro

No estado do Rio de Janeiro, desde o mês de novembro já está autorizada a realização do Concurso para a Polícia Civil. De acordo com o ex-secretário da polícia civil, Marcus Vinicius Braga, existe urgência na contratação de policiais civis. Com o objetivo de preencher 864 vagas, o processo de escolha da banca organizadora já teve seu início. O concurso tão aguardado irá oferecer vagas para candidatos de diferentes níveis de escolaridade. Há vagas paras os seguintes cargos: Delegado (47), Inspetor (597), Auxiliar de necropsia (12), Técnico de necropsia (16), Perito Criminal (20), Perito legista (54) e investigador (118).

Para o cargo de Investigador de Polícia, atualmente é apenas exigido o nível médio de escolaridade, mas pode acontecer uma mudança no requisito – foi apresentada na Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) uma proposta sugerindo que este cargo seja ocupado por candidatos com curso superior. O projeto ainda não foi votado.

Concurso Polícia Civil – São Paulo

No estado de São Paulo, há uma previsão para que um concurso para a Polícia Civil ocorra no próximo ano. O propósito do novo certame é o preenchimento de 2939 vagas incluindo as da Polícia Técnico-Científica. O curso superior é requisito fundamental para todos os cargos que serão oferecidos.

O concurso deve ter seu edital publicado tão logo a pandemia esteja controlada, já que, de acordo com decreto publicado por João Dória, governador de São Paulo, durante o estado de calamidade nenhuma contratação seria realizada. A determinação é no sentido que todos os recursos devem ter como prioridade o combate ao novo coronavírus.

Dr. Rui Ferraz, que ocupa o cargo de delegado geral da instituição, diz que todos os preparativos para a realização do novo concurso já estão prontos. As vagas que o concurso da PCSP 2021 espera preencher são: Delegado (250), Escrivão (1.600), Médico Legista (189) e Investigador (900).

Concurso Polícia Civil – Minas Gerais

Embora a Polícia Civil do estado de Minas Gerais já tenha solicitado a autorização para que seja realizado um novo concurso, o governo ainda não confirmou a realização do mesmo. O pedido, endereçado ao governador, tem como objetivo o preenchimento de cargos tanto da área policial como também da área administrativa da instituição.

A previsão é de 1514 vagas disponíveis para cargos de nível médio e superior. Por enquanto, o concurso está sendo analisado pela Câmara de Orçamento e Finanças do Estado. Caso seja confirmada a realização do concurso PCMG 2021 , vai oferecer oportunidade para os seguintes cargos: para a área administrativa, serão 80 vagas para analista e 160 para Técnico; já para a área policial, serão 201 vagas para delegados, 317 para o cargo de escrivão, 689 para investigador, 16 vagas para médicos Legista e 51 vagas para o cargo de perito.

O último concurso realizado para a contratação de analista, médico legista, técnico e perito criminal aconteceu no ano de 2013. Para os cargos de delegado e escrivão a data é mais recente, se deu no ano de 2018.

Concurso Polícia Civil – Ceará

O edital para a realização do concurso para a Polícia Civil do Ceará pode ser publicado no início do ano de 2021. Após ser autorizado, o concurso já tem até uma comissão formada com o objetivo de fiscalizar todo o andamento do processo. De acordo com o governador Camilo Santana, o concurso PCCE vai oferecer 400 vagas para inspetor e mais 100 para escrivão. Todos terão como requisito a formação superior.

O último concurso do estado para a Polícia Civil aconteceu em 2014.

Concurso Polícia Civil – Sergipe

Já está confirmado o concurso para Polícia Civil do Sergipe. Vão ser 50 vagas para agente de polícia e outras 10 para escrivão, totalizando assim 60 vagas disponíveis. Para ambos os cargos será necessário ter formação de nível superior.

A previsão é que o edital da PCSE 2021 seja para breve. Está faltando agora que uma comissão seja formada e que seja escolhida a empresa que organizará todo o processo.

Concurso Polícia Civil – Alagoas

O concurso PCAL que estava previsto para o ano de 2020 e que foi suspenso por causa da pandemia, pode sair agora no início do ano 2021. Serão 300 vagas, sendo que para delegados haverá 40 vagas e as demais serão para o cargo de agente. Para concorrer ao cargo de delegado, a formação superior em Direito é fundamental. Para a função de agente, o curso superior pode ser em qualquer área.

Concurso Polícia Civil – Pernambuco

Embora ainda não haja uma data definida para a publicação do edital, a realização de concurso para a Polícia Civil de Pernambuco é esperada para breve. Desde o início do ano de 2020, já havia sido anunciado que o próximo concurso tinha como objetivo a contratação de agente, escrivão, auxiliar de legista e perito. Para concorrer a qualquer um dos cargos da PCPE é necessário a formação superior.

Concurso Polícia Civil – Bahia

Bastante aguardado, o concurso para a Polícia Civil espera ainda por autorização. Embora já esteja no orçamento do estado para o próximo ano, ainda está sem definição para acontecer. Existe uma projeção de que o novo concurso PCBA 2021 possa oferecer 1109 vagas para diferentes cargos.

O mais recente concurso se deu no ano de 2018. De acordo com declarações do governador o número dessa seleção não conseguiu preencher todos os cargos necessários de delegados e agentes, sendo por isso preciso que fosse feito um novo edital. Por isso, interessados, fiquem atentos: é possível que o concurso venha a ser anunciado em 2021.

Concurso Polícia Civil – Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba espera poder realizar o concurso dentro de pouco tempo. A contratação de novos profissionais faz parte das reivindicações da categoria que aguarda pelo anúncio do edital da PCBA 2021. Já fazem doze anos desde que o último concurso aconteceu. Nesta data estavam disponíveis 1162 vagas.

Concurso Polícia Civil – Amazonas

De acordo com o governador do estado, existe a possibilidade que o concurso PCAM 2021 aconteça ainda na primeira metade do ano, dependendo apenas da situação financeira do estado. A Câmara dos deputados pode incluir a realização do concurso na lei orçamentária do ano de 2021. O mais recente concurso aconteceu no ano de 2009.

Concurso Polícia Civil – Roraima

A Polícia Civil de Roraima está esperando pela aprovação do governo para publicar o seu edital. O governador de Roraima já deu autorização para que fosse feito um levantamento a respeito dos possíveis impactos que o novo concurso poderia gerar para a área econômica. Será necessário aguardar o resultado desses estudos para saber sobre a possível realização do concurso PCRR para o ano de 2021.



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *